O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural.