Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ESPANHOL, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45251
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 206
    "inscrito_id" => 385
    "titulo" => """
      A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE\r\n
      ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA
      """
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESPANHOL, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID385_24072018131316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA SUÉZIA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA SUÉZIA"
    "autor_email" => "sueziamayra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45251
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 206
    "inscrito_id" => 385
    "titulo" => """
      A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE\r\n
      ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA
      """
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESPANHOL, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID385_24072018131316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA SUÉZIA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA SUÉZIA"
    "autor_email" => "sueziamayra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.