A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE
ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45251 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 385 "titulo" => """ A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE\r\n ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA """ "resumo" => "O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESPANHOL, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID385_24072018131316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA SUÉZIA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYRA SUÉZIA" "autor_email" => "sueziamayra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45251 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 385 "titulo" => """ A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DE\r\n ENSINO ENTRE LÍNGUA E CULTURA """ "resumo" => "O presente trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto de iniciação a licenciatura da UFPB, intitulado “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, cujo objetivo principal é refletir sobre as possibilidades de inclusão do texto literário no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), de modo a tornar a aprendizagem prazerosa e efetiva, possibilitando ao aluno a autonomia de refletir acerca de aspectos linguístico-culturais que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica de autores(as) como Fillola (2008), Jorge (2014), Natoli (2012), Rius e Roca (2016) e Stembert (2009), que além de enfatizarem a autenticidade do texto literário, também apresentam propostas de atividades e/ou estratégias para o planejamento de aulas que contemplem a utilização deste. Nosso trabalho também inclui a apresentação de uma proposta de atividade com a leitura da lenda “Un hombre que fue hasta el infierno”, encontrada na “Biblioteca virtual del ILCE”. As leituras supracitadas e a elaboração dessa atividade nos possibilitaram (re)pensar a respeito de nossas práticas didático-pedagógicas, já que nos permitiu incorporar nas atividades elaboradas, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem significativa da língua espanhola. Logo, concluímos que a leitura literária em língua estrangeira, quando bem desenvolvida didaticamente, não é um mero componente para o ensino prescritivo da língua, mas também uma importante ferramenta de conteúdo sociocultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESPANHOL, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID385_24072018131316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA SUÉZIA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYRA SUÉZIA" "autor_email" => "sueziamayra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }