Tomei como objeto dessa investigação as identidades e subjetividades dos corpos presentes nas narrativas e nas imagens (ilustrações) escritas para crianças, as quais formam o acervo do “Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e biblioteca nas escolas públicas brasileiras/2012”. A partir daí surgiu a seguinte pergunta: quais os significados dos corpos, dos sentimentos, dos valores disseminados, através das imagens e das narrativas escritas para crianças? A razão maior em fazer essa pesquisa foi o interesse em revelar para a comunidade de profissionais da área de ensino como são representados os corpos das crianças nos livros que são lidos nas escolas públicas brasileiras, essencialmente na cidade de João Pessoa-PB. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo. Com base na análise destas narrativas, o objetivo geral é: analisar as dimensões corporais identitárias apresentadas nas narrativas escritas para crianças com base nas teorias sociológicas, filosóficas e antropológicas e, como objetivo específico: (1) revelar os achados tais como: raça, etnia, sexo e gênero. As análises apontam que os corpos analisados nas ilustrações, assim como as narrativas escritas não apresentam uma postura única, deixando de ser rígida como já foi em épocas passadas. As imagens são pontuadas pela heteronormatividade, mas demostram movimentos leves, fluidos, às vezes não tão bem definidos. As descobertas feitas através das análises mostram a abrangência e amplitude assim como os limites das representações apresentados às crianças através das ilustrações e escrita. A fundamentação teórica teve como base autores como: Hall (2006), Breton (2009), Faria e Finco (2011), Aquino (2001) e Minayo (1994).