Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana. Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino.