Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

Palavra-chaves: TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA. Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45419 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS" "resumo" => "Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana. Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino.Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como:" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID357_30072018165331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45419 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS" "resumo" => "Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana. Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino.Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como:" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, INTERPRETAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID357_30072018165331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula demanda tempo para a escolha, necessidade de apropriações de conceitos ligados à teoria literária como: gênero literário, conceito de literatura, ou seja, tentativas de conceituação de literatura e algum conhecimento prévio sobre crítica literária, principalmente, no que tange à análise e interpretação de tais textos. Além disso, o professor precisa ser um leitor do texto literário, condição sem a qual fica praticamente impossível desenvolver um trabalho efetivo na formação do aluno leitor de literatura. Trazemos aqui o conto “Medo”, de Cora Coralina, e sugerimos uma leitura dele que poderá ser utilizada nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do ensino médio. Na primeira parte, revisitamos as concepções de gênero literário nas formulações de Rossenfeld (2006); concepções de literatura na visão refletida por Eagleton (2003), e por Abreu (2006), assim como nos utilizamos do texto “A interpretação da obra literária”, de Bosi (2003) para que tenhamos uma noção fundamentada de análise e interpretação do texto literário. Nessa perspectiva, também traremos as contribuições de Candido (2004), no que tange à análise de tais textos. Visitamos, também, a Base Comum Curricular(BNCC), com atenção para o que preconiza o “Campo artístico-literário”. A segunda parte do trabalho traz uma proposição de leitura com o conto, que poderá ser utilizada como sugestão para o trabalho com o texto literário em sala de aula. O tema da morte é tratado no texto sob o viés do humor, tornando possível uma discussão sobre o assunto sem o peso que é inerente a esse fenômeno da existência humana. Esperamos que o nosso olhar, enquanto professora da Educação básica, contribua para a prática de outros professores e professoras de literatura nessa modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.