O livro Do alto do meu chapéu da escritora carioca Gláucia de Souza apresenta vinte e dois poemas para crianças. Neste trabalho destacamos cinco poemas com narrativas curtas e adotamos como principal critério de seleção o poema que expressasse explicitamente a figura da bailarina, pois nos remete a um conto de Hans Christian Andersen. O objetivo geral deste trabalho é observar o encantamento poético das palavras que se multiplicam em diferentes sentidos. O aporte metodológico tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica que consiste em leitura e análise de poemas para a construção do sentido do texto. Analisamos os cincos poemas, observando a figura da bailarina, as ilustrações em papercuts de Hans Christian Andersen e propondo estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula com crianças, na perspectiva da poesia como arte, promovendo uma leitura com deleite e fruição. A poesia infantil é uma vela acesa que projeta imagens na imaginação das crianças, ampliando sua capacidade criativa, imagética e lúdica, visto que os poemas brincam com as palavras, num jogo simbólico, com sonoridade, ritmo e um conjunto de qualidades que envolvem e atraem as crianças. São acionados para fundamentar a importância da poesia em sala de aula, as reflexões de Coelho (2000) e Pinheiro (2008). Dentro da sala de aula na educação infantil, os poemas são recursos imprescindíveis na formação do leitor e na apreciação da estética literária.