O atual processo de leitura e ensino de literatura em nossas escolas, não propicia aos alunos uma abordagem reflexiva e interativa sobre os assuntos literários. Dessa forma os alunos acabam não percebendo a importância da literatura na construção da sociedade e sua relação com diversas outras disciplinas como também sua influencia na formação de um cidadão mais reflexivo na sociedade. Observamos que quando se trata do ensino não só da literatura, mas da língua portuguesa em si, o material didático que na grande maioria das vezes é adotado pela escola e utilizado pelo professor é o livro didático. Sendo assim, o LD é considerado uma ferramenta trará a sala de aula o texto literário, por isso, ele deve oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer e entrar em contato com obras literárias que talvez os alunos do ensino público não tivessem acesso fora do âmbito escolar. Diante disso, compreendemos então a necessidade do melhor desenvolvimento literário no ensino regular os alunos, o presente trabalho propõe uma análise feita em dois livros didáticos do segundo ano do ensino médio, Português. Ensino Médio de 2009 e também no livro Se liga na Língua: Literatura, Produção de Texto, Linguagem de 2016 a fim de observar como o Livro didático da nossa atualidade aborda o poema o Acrobata da Dor do poeta Cruz e Sousa que fez parte do movimento simbolista no Brasil. Para tanto, nos baseamos nas considerações de Ferreira e Pereira (2012) e Candido (2004) a cerca do ensino de literatura e no Guia de Livros Didáticos- PNLD (2008) sobre o uso do LD em sala de aula.