Os estudos teóricos que versam sobre o letramento literário atestam que a criança tem contato com a leitura antes mesmo de adentrar nas instituições oficiais de ensino. Esse conhecimento se dá, inicialmente, por meio de suas experiências cotidianas que envolvem linguagens que ultrapassam o campo da escrita. Sendo assim, ao adentrar na escola, espera-se que os docentes reconheçam e considerem que seus alunos possuem um conhecimento prévio e que este pode ser ampliado por meio do uso de textos literários verbais e visuais, os quais permitirão que o pequeno leitor participe de experiências de vida através da representação do mundo, fazendo assim uma relação entre o real e o imaginário. Desta forma, é papel da escola, por meio da literatura infantil, aguçar nas crianças a criação, a fruição e a imaginação. No entanto, o atual cenário nos mostra uma realidade que diverge dessas expectativas, seja em razão dos textos literário não estarem presentes em sala de aula, seja por serem usados para outros fins. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar e analisar os resultados da realização de uma oficina literária, em uma escola da rede pública de ensino do município de João Pessoa, com crianças do nível fundamental I, bem como discutir sobre a importância da literatura infantil em sala para a fruição da imaginação das crianças e de sua emancipação enquanto leitores.