O presente trabalho visa discutir experiências do projeto de intervenção pedagógica Nossa Escola tem Poesia: letramento literário na Escola Estadual Pedro Poti, na cidade de Mataraca-PB. O referido projeto foi motivado por uma demanda identificada em turmas do oitavo ano, dada a necessidade de se intensificar a vivência dos educandos com textos literários, mediando o acesso às obras como forma de se estimular a leitura, a escrita e a oralidade, mas, principalmente, de se promover a fruição dos textos em seus aspectos estéticos e culturais. Como base teórica, foram adotados os apontamentos de Street (2014), de Candido (2004), de Cosson (2007), de Pinheiro e Nóbrega (2014), de Rouxel (2013) e de Silva e Silveira (2013), partindo-se da visão da escola como principal agência de letramento, da literatura como direito inalienável ao ser humano e da necessidade de uma prática renovada para o ensino de literatura. Foram adotados os gêneros poema, prosa poética e letra de música, a serem trabalhados em vinte e um eventos de letramento (ou Saraulas), entre os meses de maio a setembro de 2018, orientados por uma metodologia de natureza qualitativa de vertente etnográfica. Estando ainda em execução, o projeto não apresenta resultados conclusivos, contudo alguns indicadores, como o nível de envolvimento dos alunos em relação à leitura e à escrita espontâneas de poemas, como os pedidos por mais momentos de fruição poética e como a criação de um blog para compartilhamento das “Saraulas”, apontam para resultados positivos, dentro do que propõem os objetivos do projeto.