NOSSA ESCOLA TEM POESIA – SENSIBILIZANDO OLHARES POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45395 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "NOSSA ESCOLA TEM POESIA – SENSIBILIZANDO OLHARES POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir experiências do projeto de intervenção pedagógica Nossa Escola tem Poesia: letramento literário na Escola Estadual Pedro Poti, na cidade de Mataraca-PB. O referido projeto foi motivado por uma demanda identificada em turmas do oitavo ano, dada a necessidade de se intensificar a vivência dos educandos com textos literários, mediando o acesso às obras como forma de se estimular a leitura, a escrita e a oralidade, mas, principalmente, de se promover a fruição dos textos em seus aspectos estéticos e culturais. Como base teórica, foram adotados os apontamentos de Street (2014), de Candido (2004), de Cosson (2007), de Pinheiro e Nóbrega (2014), de Rouxel (2013) e de Silva e Silveira (2013), partindo-se da visão da escola como principal agência de letramento, da literatura como direito inalienável ao ser humano e da necessidade de uma prática renovada para o ensino de literatura. Foram adotados os gêneros poema, prosa poética e letra de música, a serem trabalhados em vinte e um eventos de letramento (ou Saraulas), entre os meses de maio a setembro de 2018, orientados por uma metodologia de natureza qualitativa de vertente etnográfica. Estando ainda em execução, o projeto não apresenta resultados conclusivos, contudo alguns indicadores, como o nível de envolvimento dos alunos em relação à leitura e à escrita espontâneas de poemas, como os pedidos por mais momentos de fruição poética e como a criação de um blog para compartilhamento das “Saraulas”, apontam para resultados positivos, dentro do que propõem os objetivos do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO DE LITERATURA, FRUIÇÃO POÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID293_04072018223203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEOCY MARIA SARAIVA COSTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LEOCY" "autor_email" => "leocysaraiva23@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45395 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "NOSSA ESCOLA TEM POESIA – SENSIBILIZANDO OLHARES POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir experiências do projeto de intervenção pedagógica Nossa Escola tem Poesia: letramento literário na Escola Estadual Pedro Poti, na cidade de Mataraca-PB. O referido projeto foi motivado por uma demanda identificada em turmas do oitavo ano, dada a necessidade de se intensificar a vivência dos educandos com textos literários, mediando o acesso às obras como forma de se estimular a leitura, a escrita e a oralidade, mas, principalmente, de se promover a fruição dos textos em seus aspectos estéticos e culturais. Como base teórica, foram adotados os apontamentos de Street (2014), de Candido (2004), de Cosson (2007), de Pinheiro e Nóbrega (2014), de Rouxel (2013) e de Silva e Silveira (2013), partindo-se da visão da escola como principal agência de letramento, da literatura como direito inalienável ao ser humano e da necessidade de uma prática renovada para o ensino de literatura. Foram adotados os gêneros poema, prosa poética e letra de música, a serem trabalhados em vinte e um eventos de letramento (ou Saraulas), entre os meses de maio a setembro de 2018, orientados por uma metodologia de natureza qualitativa de vertente etnográfica. Estando ainda em execução, o projeto não apresenta resultados conclusivos, contudo alguns indicadores, como o nível de envolvimento dos alunos em relação à leitura e à escrita espontâneas de poemas, como os pedidos por mais momentos de fruição poética e como a criação de um blog para compartilhamento das “Saraulas”, apontam para resultados positivos, dentro do que propõem os objetivos do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO DE LITERATURA, FRUIÇÃO POÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID293_04072018223203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEOCY MARIA SARAIVA COSTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LEOCY" "autor_email" => "leocysaraiva23@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }