O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de monitoria da disciplina Cultura dos Povos de Língua Espanhola, evidenciando a importância de estudar cultura, literatura e língua de forma relacionada. Para desenvolver este relato de experiência, foi realizado um estudo bibliográfico à luz de autores como Marcos Bagno, Néstor Canclini, Roberto Bein, Stuart Hall, Rafael Lapesa, Roque Laraia, dentre outros. As informações foram obtidas através dos relatórios desenvolvidos na monitoria, acompanhamento das aulas da disciplina, bem como o diálogo e reflexões com os estudantes sobre os textos estudados. Os resultados mostraram que a língua não está desassociada da cultura e não é apenas um conjunto de normas gramaticais. Estudar e ensinar uma Língua Estrangeira é um processo dinâmico de busca e aprendizado constante. Estudar a língua espanhola relacionando-a com cultura e literatura é imprescindível. A literatura aproxima os estudantes aos conteúdos culturais e desenvolve uma reflexão crítica sobre a sua própria formação, permintindo reconstruções de valores linguísticos, culturais, ideológicos e sociais. É um recurso enriquecedor e contribui para a construção e assimilação de características culturais de um povo, já que é uma forma de expressão das pessoas de uma sociedade num determinado tempo e espaço, contribui para valorização e conhecimento da produção cultural dos países de língua espanhola. Os estudantes desenvolveram o conceito de cultura partindo da consciência de que a língua não está dissociada da cultura, uma não é mais importante que a outra, ambas se complementam.