ÉDIPO REI NA SALA DE AULA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45334 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "ÉDIPO REI NA SALA DE AULA" "resumo" => "O gênero dramático, provavelmente, não é o mais popular nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura., devido a várias questões, como a falta de formação dos professores de Letras para lidar com o texto dramático como objeto literário. Muitas vezes, quando ele entra na sala de aula, não é visto como texto literário, de forma que o professor não o lê sob a perspectiva da Leitura Literária. Neste trabalho, distinguiremos o Gênero Dramático do Teatro com o objetivo de mostrar que uma peça pode ser um texto literário e que pode ser lida sem, obrigatoriamente, ser encenada. Depois, abordaremos o gênero Tragédia e as suas especificidades, com base em autores, como Patrice Pavis (2003) e Junito Brandão (1994). Por fim, apresentaremos uma sequência didática para o professor trabalhar a tragédia Édipo Rei, de Sófocles, no Ensino Médio, por meio do Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1998) e de atividades, como os quadros de Leitura, de Cristina Melo (1998) e o diário de leituras, de Anna Raquel Machado (1998), com o objetivo de promover o gosto e o prazer da leitura. Dessa forma, pretendemos refletir sobre o lugar do texto dramático nas aulas de Literatura e apontar algumas possibilidades para que ele, também, seja lido na escola como os outros gêneros literários, respeitando, evidentemente, as suas especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "ÉDIPO REI, TEXTO DRAMÁTICO, TEATRO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID218_06082018223849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY SHEILA INOCÊNCIO COSTA AIRES" "autor_nome_curto" => "KELLY AIRES" "autor_email" => "kellysheilacosta@yahoo.co" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45334 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "ÉDIPO REI NA SALA DE AULA" "resumo" => "O gênero dramático, provavelmente, não é o mais popular nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura., devido a várias questões, como a falta de formação dos professores de Letras para lidar com o texto dramático como objeto literário. Muitas vezes, quando ele entra na sala de aula, não é visto como texto literário, de forma que o professor não o lê sob a perspectiva da Leitura Literária. Neste trabalho, distinguiremos o Gênero Dramático do Teatro com o objetivo de mostrar que uma peça pode ser um texto literário e que pode ser lida sem, obrigatoriamente, ser encenada. Depois, abordaremos o gênero Tragédia e as suas especificidades, com base em autores, como Patrice Pavis (2003) e Junito Brandão (1994). Por fim, apresentaremos uma sequência didática para o professor trabalhar a tragédia Édipo Rei, de Sófocles, no Ensino Médio, por meio do Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1998) e de atividades, como os quadros de Leitura, de Cristina Melo (1998) e o diário de leituras, de Anna Raquel Machado (1998), com o objetivo de promover o gosto e o prazer da leitura. Dessa forma, pretendemos refletir sobre o lugar do texto dramático nas aulas de Literatura e apontar algumas possibilidades para que ele, também, seja lido na escola como os outros gêneros literários, respeitando, evidentemente, as suas especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "ÉDIPO REI, TEXTO DRAMÁTICO, TEATRO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID218_06082018223849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY SHEILA INOCÊNCIO COSTA AIRES" "autor_nome_curto" => "KELLY AIRES" "autor_email" => "kellysheilacosta@yahoo.co" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }