CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO ÉTICA DA VOZ AUTORAL NOS ÚLTIMOS TEXTOS DE MARGUERITE DURAS
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4513 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 939 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO ÉTICA DA VOZ AUTORAL NOS ÚLTIMOS TEXTOS DE MARGUERITE DURAS" "resumo" => "O discurso reconhecido como autobiográfico na obra de Marguerite Duras (1914-1996) decorre de que suas narrativas, geralmente em primeira pessoa, permitem, em diferentes representações do “eu”, que a identificação da narradora/personagem seja assimilável ao sujeito empírico. Os frequentes elementos lidos como biográficos, presentes nos seus textos, entre memórias e confissões íntimas, são facilmente reconhecidos pelos leitores familiarizados com a escrita de Marguerite Duras, tanto pela recorrência em suas diferentes publicações, quanto por informações de cunho extraliterário. O objetivo deste trabalho é propor algumas considerações sobre a dimensão ética que se manifesta na voz autoral dos últimos livros de Marguerite Duras publicados ainda em vida: La Pluie d’été (1990), L’Amant de la Chine du Nord (1991), Yann Andréa Steiner (1992), Écrire (1993), Le Monde Extérieur (1993) e C’est tout (1995). Nestes textos, as narrativas sobre si mesma evidenciam a encenação da própria escrita, produzidas quando é latente a proximidade da sua morte em virtude da idade avançada e do agravamento de doenças. A dimensão ética da voz autoral, por sua vez, é abordada pelo desejo de transparência da linguagem manifesto na “escrita sobre o processo de escrita”, voltando-se para um almejado grau zero (BARTHES, 2004; 2012; BLANCHOT, 2005; SISCAR, 2010). Dessa maneira, a escrita de Marguerite Duras permite uma abordagem em que sejam contrapostos os conceitos de autorepresentação (PATERSON, 1982; FOUCAULT, 2001) e de autoficção (OUELLETTE-MICHALSKA, 2007; VILAIN, 2009). Assim, ao ocuparem-se da própria ação de escrever, as narrativas de Duras vislumbrariam, na reflexão sobre a própria linguagem, possibilidades de expressarem sua transparência, portanto sua sinceridade, pela linguagem." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_939_6ccd36e40aad07601961bc767b47dbc5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO LEMOS BERNED" "autor_nome_curto" => "PABLO BERNED" "autor_email" => "pabloberned@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFF - UFFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4513 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 939 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO ÉTICA DA VOZ AUTORAL NOS ÚLTIMOS TEXTOS DE MARGUERITE DURAS" "resumo" => "O discurso reconhecido como autobiográfico na obra de Marguerite Duras (1914-1996) decorre de que suas narrativas, geralmente em primeira pessoa, permitem, em diferentes representações do “eu”, que a identificação da narradora/personagem seja assimilável ao sujeito empírico. Os frequentes elementos lidos como biográficos, presentes nos seus textos, entre memórias e confissões íntimas, são facilmente reconhecidos pelos leitores familiarizados com a escrita de Marguerite Duras, tanto pela recorrência em suas diferentes publicações, quanto por informações de cunho extraliterário. O objetivo deste trabalho é propor algumas considerações sobre a dimensão ética que se manifesta na voz autoral dos últimos livros de Marguerite Duras publicados ainda em vida: La Pluie d’été (1990), L’Amant de la Chine du Nord (1991), Yann Andréa Steiner (1992), Écrire (1993), Le Monde Extérieur (1993) e C’est tout (1995). Nestes textos, as narrativas sobre si mesma evidenciam a encenação da própria escrita, produzidas quando é latente a proximidade da sua morte em virtude da idade avançada e do agravamento de doenças. A dimensão ética da voz autoral, por sua vez, é abordada pelo desejo de transparência da linguagem manifesto na “escrita sobre o processo de escrita”, voltando-se para um almejado grau zero (BARTHES, 2004; 2012; BLANCHOT, 2005; SISCAR, 2010). Dessa maneira, a escrita de Marguerite Duras permite uma abordagem em que sejam contrapostos os conceitos de autorepresentação (PATERSON, 1982; FOUCAULT, 2001) e de autoficção (OUELLETTE-MICHALSKA, 2007; VILAIN, 2009). Assim, ao ocuparem-se da própria ação de escrever, as narrativas de Duras vislumbrariam, na reflexão sobre a própria linguagem, possibilidades de expressarem sua transparência, portanto sua sinceridade, pela linguagem." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_939_6ccd36e40aad07601961bc767b47dbc5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO LEMOS BERNED" "autor_nome_curto" => "PABLO BERNED" "autor_email" => "pabloberned@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFF - UFFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }