Discute-se, a partir da análise-interpretação da obra Salmo 91, de Dib Carneiro Neto, a problemática relação entre texto e encenação, de acordo com o processo adaptativo do romance-reportagem para a peça, conforme proposto por Linda Hutcheon (2011). Propõe-se um estudo que considere à independência dos textos em relação ao meio em que surgem, delimitando a singularidade desses mesmos textos que, ao surgirem em meios diferentes, sempre se ressignificam. Dessa forma, considera-se as articulações temáticas e formais inscritas na dialética entre narrar e mostrar, tendo-se em vista que Salmo 91 é tomado como uma adaptação de Estação Carandiru, de Drauzio Varella. Assim, empreende-se um estudo através do entendimento deste processo de adaptação que envolve as diversas tendências que caracterizam o teatro contemporâneo, espaço de múltiplas mídias, uma vez que Salmo 91 dialoga também com outros textos como o Salmo bíblico, outras mídias como o romance-reportagem, a música, a fotografia e o cinema.