“VERDADES” QUE DÃO MEDO: UM ESTUDO DOS FALSOS DOCUMENTÁRIOS NO CINEMA DE HORROR CONTEMPORÂNEO
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4232 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "“VERDADES” QUE DÃO MEDO: UM ESTUDO DOS FALSOS DOCUMENTÁRIOS NO CINEMA DE HORROR CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "O presente trabalho propõe analisar a construção das narrativas de terror e do sobrenatural no cinema dentro de um gênero de filmes que vêm se estabelecendo muito fortemente nas últimas décadas: o falso documentário, também conhecido como faux documentary, mockumentary ou pseudo-documentário (cf. Roscoe e Hight, 2001). Percebe-se já no horror vitoriano de Drácula a preocupação de dar a uma história assombrosa a credibilidade necessária para que ela seja aceita como minimamente possível. O romance de Bram Stoker é todo construído através de recortes de jornal, telegramas, cartas e diários de pessoas, o que reforça o caráter concreto dos fatos, independentemente da estranheza que eles causam e das forças malignas e sobrenaturais relacionadas a eles. O que se percebe no cinema, especialmente ao longo das últimas duas décadas, é uma forte tendência nos filmes de horror a trazerem em sua base aquilo que Aufdenheide (2007) chama de “reivindicação da veracidade”: A Bruxa de Blair (1999) nos é apresentado como material filmado supostamente real perdido em uma floresta; a franquia Atividade Paranormal (2007-2012) é totalmente baseada em vídeos supostamente de família ou de câmeras de segurança; o espanhol [REC] (2007) se pretende uma reportagem em tempo real, e mesmo George A. Romero, expoente maior do cinema zumbi, adotou a fórmula do falso documentário em Diário dos Mortos (2007). Este trabalho pretende olhar, a partir de uma perspectiva diacrônica, para a manipulação dos fatos e a forma como as ditas verdades são construídas e utilizadas nesses filmes a fim de aumentar a proximidade entre espectador e monstruosidade, mostrando que a separação entre "nós" e "eles" é extremamente tênue. Além dos estudos específicos sobre o falso documentário de Roscoe e Hight, servirá como base desta análise uma parte dos estudos de Jermyn e Holmes (2004) e Andrejevic (2003) sobre reality shows, além de teóricos que problematizam questões específicas da pós-modernidade, como Aufdenheide (reivindicação da veracidade), Jean Baudrillard (simulacros e simulação) e Zygmunt Bauman (medo líquido)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_714_34dae221541cf392fad76ab8b8ec4af7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO VESCIA ZANINI" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO ZANINI" "autor_email" => "haunted32@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRGS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4232 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "“VERDADES” QUE DÃO MEDO: UM ESTUDO DOS FALSOS DOCUMENTÁRIOS NO CINEMA DE HORROR CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "O presente trabalho propõe analisar a construção das narrativas de terror e do sobrenatural no cinema dentro de um gênero de filmes que vêm se estabelecendo muito fortemente nas últimas décadas: o falso documentário, também conhecido como faux documentary, mockumentary ou pseudo-documentário (cf. Roscoe e Hight, 2001). Percebe-se já no horror vitoriano de Drácula a preocupação de dar a uma história assombrosa a credibilidade necessária para que ela seja aceita como minimamente possível. O romance de Bram Stoker é todo construído através de recortes de jornal, telegramas, cartas e diários de pessoas, o que reforça o caráter concreto dos fatos, independentemente da estranheza que eles causam e das forças malignas e sobrenaturais relacionadas a eles. O que se percebe no cinema, especialmente ao longo das últimas duas décadas, é uma forte tendência nos filmes de horror a trazerem em sua base aquilo que Aufdenheide (2007) chama de “reivindicação da veracidade”: A Bruxa de Blair (1999) nos é apresentado como material filmado supostamente real perdido em uma floresta; a franquia Atividade Paranormal (2007-2012) é totalmente baseada em vídeos supostamente de família ou de câmeras de segurança; o espanhol [REC] (2007) se pretende uma reportagem em tempo real, e mesmo George A. Romero, expoente maior do cinema zumbi, adotou a fórmula do falso documentário em Diário dos Mortos (2007). Este trabalho pretende olhar, a partir de uma perspectiva diacrônica, para a manipulação dos fatos e a forma como as ditas verdades são construídas e utilizadas nesses filmes a fim de aumentar a proximidade entre espectador e monstruosidade, mostrando que a separação entre "nós" e "eles" é extremamente tênue. Além dos estudos específicos sobre o falso documentário de Roscoe e Hight, servirá como base desta análise uma parte dos estudos de Jermyn e Holmes (2004) e Andrejevic (2003) sobre reality shows, além de teóricos que problematizam questões específicas da pós-modernidade, como Aufdenheide (reivindicação da veracidade), Jean Baudrillard (simulacros e simulação) e Zygmunt Bauman (medo líquido)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_714_34dae221541cf392fad76ab8b8ec4af7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO VESCIA ZANINI" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO ZANINI" "autor_email" => "haunted32@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRGS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }