Neste trabalho, procuramos diagnosticar o espaço reservado, atualmente, para o ensino da literatura local nos currículos do ensino básico e superior no âmbito educacional do estado do Rio Grande do Norte, como também ressaltar a importância da presença desta faceta da literatura nesses currículos, como forma de valorizar uma das expressões da cultura local. Percebemos diversas dificuldades encontradas para inserção dessa literatura nos currículos que ainda não a contempla, como, por exemplo, a falta de exemplares das obras literárias dos autores locais nas bibliotecas; o escasso número de estudos que sistematizem essa produção literária; a reclusão das pesquisas sobre a literatura local no âmbito acadêmico e ausência de sua divulgação no âmbito do ensino básico; o predomínio dos autores cânones nas aulas de literatura, em detrimento dos autores locais; e o desconhecimento de uma parcela significativa dos próprios professores acerca dessa literatura. Esse desconhecimento, provavelmente, é acarretado pela junção dos fatores citados, conjuntamente com a ausência ou o caráter optativo das disciplinas de literatura local nos currículos dos Cursos de Letras, como é o caso da disciplina “Literatura do Rio Grande do Norte”, nas graduações em Letras existentes no estado. Objetivamos com este trabalho promover uma discussão acerca da problemática inserção da literatura local, tanto nos âmbitos da educação básica, como no ensino superior, muitas vezes olvidada por alguns pesquisadores. Nossa discussão, parte do relato de professores da disciplina Língua Portuguesa, em turmas da educação básica de escolas do estado do Rio Grande do Norte e da análise dos currículos dos Cursos de Letras oferecidos nas IES (Instituições de Ensino Superior) do referido estado. A partir da análise desses dados, percebemos que o espaço destinado à literatura local ainda é muito reduzido e que deveria ser ampliado por meio de algumas modificações nos currículos da graduação em Letras e da educação básica do estado do Rio Grande do Norte, bem como através de algumas atitudes na política de publicação das obras locais e do despertar da importância dos estudos dessa face local da literatura.