Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

ANJO NEGRO E MEDÉIA NA SALA DE AULA (UMA APROXIMAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE NELSON RODRIGUES E EURÍPEDES)

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Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Nas duas últimas décadas, as reflexões acerca do trabalho com o texto literário vêm se intensificando e levado muitos pesquisadores a (re)pensarem possibilidades metodológicas para uma abordagem da literatura, tanto em nível da Educação Básica quanto no Ensino Superior. Tomando por base uma certa escassez de subsídio teórico e metodológico para abordagem de textos teatrais em sala de aula, esse trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de leitura com o texto dramático e realizada em uma turma de Teoria da Narrativa do Curso de Letras da UFCG. Para melhor atingir esse objetivo dividimos esse trabalho em três momentos. No primeiro, de natureza analítica, apresentaremos as comparar as semelhanças e diferenças das causas provocadoras do infanticídio (em Anjo Negro, de Nelson Rodrigues e Medeia, de Eurípedes) bem como a incidência dos elementos trágicos presentes em cada uma das peças. Para tanto, teremos Aristóteles e sua Arte Poética (1966), como apoio teórico, para quem o espetáculo trágico mobilizava em nós, duas emoções básicas, o medo e a piedade. Estes sentimentos são basilares na configuração da violência das peças analisadas: em Anjo Negro estão associados à perpetuação da etnia negra e em Medeia, ao abandono por parte do marido. No segundo momento, relataremos à experiência de leitura mencionada anteriormente, buscando descrever como o júri-simulado contribuiu para retomada dos conceitos de tragédia e mito de Medeia na busca de encontrar elementos que permitissem uma relação dialógica entre a obra de Eurípedes e a de Nelson Rodrigues. No terceiro momento, buscando fazer uma adaptação do experimento com alunos do Ensino Superior, apresentaremos uma proposta de leitura das duas peças para alunos do Ensino Médio.

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