CAIO FERNANDO ABREU E JOÃO ANTONIO: UMA LEITURA DA CIDADE MODERNA
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4372 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 1306 "titulo" => "CAIO FERNANDO ABREU E JOÃO ANTONIO: UMA LEITURA DA CIDADE MODERNA" "resumo" => "Esta comunicação tem por objetivo oferecer uma leitura da cidade moderna, a partir das narrativas de dois dos mais relevantes contistas do final do século XX no Brasil: João Antonio e Caio Fernando Abreu. Ambos possuem projeto literário voltado para a compreensão do desenvolvimento irreprimível da metrópole e suas profundas cicatrizes sociais, como a desumanização e a exclusão daqueles que não convêm. Para tanto, selecionamos duas narrativas que são representativas do universo literário dos autores. São elas os contos “Abraçado ao meu rancor” (1986), de João Antonio, e “Linda, uma história horrível” (1988), de Caio Fernando Abreu. Interessa-nos discutir a representação da cidade, catalisada, sobretudo pela tensão entre presente e passado, que desemboca na relação entre primitivo e moderno. A rememoração eivada de nostalgia é analisada a partir dos preceitos de Walter Benjamin, que considera o movimento ao passado como possibilidade de crítica do presente. Trata-se, portanto, de um método de resistência diante da mecanização da vida e do empobrecimento das relações. Tendo em vista a concepção do autor alemão, e resgatando Willi Bolle, acrescentamos ainda que a escolha por dois autores que produziram na década de 80 considera a consciência pessimista da história que marcou essa geração de escritores. Observamos, por fim, que as narrativas travam relação com uma cidade real: São Paulo. No caso de Caio Fernando, a metrópole surge cinzenta, caótica e solitária em aparente oposição à cidade de infância, associada ao campo. Destituída de descrição, a cidade grande é relatada a partir de ambientes fechados, como o apartamento. Essa presença pouco física da cidade revela uma estratégia narrativa que intenciona entranhar a paisagem de São Paulo às pessoas. No desfecho de “Linda, uma história horrível”, o corpo do protagonista marcado pelos sintomas da AIDS tem profunda relação com a vida desprovida de afeto proporcionada pela cidade grande. Já no conto de João Antonio, a São Paulo moderna entra em embate com a que já foi um dia, justamente a partir do contato do personagem com a rua, ressaltando os códigos de ética que se perderam, os bairros que se redesenharam, culminando numa geografia impessoal e excludente. Sendo apresentado como um palco de constantes transformações, o espaço citadino resulta em algo totalmente diverso, potencializando a falta de vínculos dos personagens com o mundo. Dessa forma, observamos que essas narrativas traduzem com que potência a avalanche do capitalismo imprimiu sua força no espaço urbano, cabendo a nomes como João Antonio e Caio Fernando Abreu buscar compreender o processo de transformação estabelecido." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1306_7b12a6ed290255e3710696584b7ff759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HUMBERTO TORRES FILHO" "autor_nome_curto" => "HUMBERTO TORRES" "autor_email" => "zeh_humberto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4372 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 1306 "titulo" => "CAIO FERNANDO ABREU E JOÃO ANTONIO: UMA LEITURA DA CIDADE MODERNA" "resumo" => "Esta comunicação tem por objetivo oferecer uma leitura da cidade moderna, a partir das narrativas de dois dos mais relevantes contistas do final do século XX no Brasil: João Antonio e Caio Fernando Abreu. Ambos possuem projeto literário voltado para a compreensão do desenvolvimento irreprimível da metrópole e suas profundas cicatrizes sociais, como a desumanização e a exclusão daqueles que não convêm. Para tanto, selecionamos duas narrativas que são representativas do universo literário dos autores. São elas os contos “Abraçado ao meu rancor” (1986), de João Antonio, e “Linda, uma história horrível” (1988), de Caio Fernando Abreu. Interessa-nos discutir a representação da cidade, catalisada, sobretudo pela tensão entre presente e passado, que desemboca na relação entre primitivo e moderno. A rememoração eivada de nostalgia é analisada a partir dos preceitos de Walter Benjamin, que considera o movimento ao passado como possibilidade de crítica do presente. Trata-se, portanto, de um método de resistência diante da mecanização da vida e do empobrecimento das relações. Tendo em vista a concepção do autor alemão, e resgatando Willi Bolle, acrescentamos ainda que a escolha por dois autores que produziram na década de 80 considera a consciência pessimista da história que marcou essa geração de escritores. Observamos, por fim, que as narrativas travam relação com uma cidade real: São Paulo. No caso de Caio Fernando, a metrópole surge cinzenta, caótica e solitária em aparente oposição à cidade de infância, associada ao campo. Destituída de descrição, a cidade grande é relatada a partir de ambientes fechados, como o apartamento. Essa presença pouco física da cidade revela uma estratégia narrativa que intenciona entranhar a paisagem de São Paulo às pessoas. No desfecho de “Linda, uma história horrível”, o corpo do protagonista marcado pelos sintomas da AIDS tem profunda relação com a vida desprovida de afeto proporcionada pela cidade grande. Já no conto de João Antonio, a São Paulo moderna entra em embate com a que já foi um dia, justamente a partir do contato do personagem com a rua, ressaltando os códigos de ética que se perderam, os bairros que se redesenharam, culminando numa geografia impessoal e excludente. Sendo apresentado como um palco de constantes transformações, o espaço citadino resulta em algo totalmente diverso, potencializando a falta de vínculos dos personagens com o mundo. Dessa forma, observamos que essas narrativas traduzem com que potência a avalanche do capitalismo imprimiu sua força no espaço urbano, cabendo a nomes como João Antonio e Caio Fernando Abreu buscar compreender o processo de transformação estabelecido." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1306_7b12a6ed290255e3710696584b7ff759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HUMBERTO TORRES FILHO" "autor_nome_curto" => "HUMBERTO TORRES" "autor_email" => "zeh_humberto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }