A reflexão que dá origem a esta apresentação circula entre estudos de ordem ampla e geral (Adorno, 2003; Ian Watt, 1984; Krysinski, 2007) que problematizam questões como a inovação formal que pode ser atribuída ao gênero romance; o conceito de realismo que assume diferentes significados conforme a situação e o contexto de época e, ainda, as significações de modernidade e de contemporâneo que envolvem diferentes concepções sobre a interface ficção e realidade(s). Desse substrato teórico, faz-se um recorte, situando o realismo no romance Avalovara, de Osman Lins. Nesse sentido, assume importância avaliar como aspectos formais da tradição literária, combinados com normas e valores histórico-sociais constituem o repertório textual (Iser, 1999) desse romance. Toma-se como pressuposta a relação entre local e universal presente nos estudos sobre a modernidade e o realismo, que se manifesta na literatura brasileira em forma de “síntese astuciosa” (Krysinski, 2007), regida pela “dialética do localismo e do cosmopolitismo” (Candido, 1965).