Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS NA OBRA PÓS-COLONIAL DE CORTÁZAR: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA

Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Resumo: A obra literária, na atualidade, assume um papel de destaque no ensino, pois ao mesmo tempo em que pode estimular o imaginário do leitor, proporciona trocas culturais tão presentes e necessárias nas ideologias contemporâneas. Refletir acerca do texto literário em sala de aula é uma inquietação de professores e pesquisadores de cursos que dão enfoque na disciplina Literatura, como Letras, bem como outras que pensam na formação do leitor. Assim, o nosso objetivo neste trabalho, é propor uma leitura do conto Casa Tomada, do autor argentino Julio Cortázar, em uma perspectiva de estudos da literatura pós-colonial, e também estimular discussões sobre conceitos ligados à interculturalidade em uma perspectiva comparativista, de modo a pensar acerca dos valores da época da publicação desse conto, tanto no Brasil, quanto na Argentina. Nossas bases teóricas estão fundamentadas em reflexões que promovem os diálogos interculturais (PARAQUETT, 2011), que dialogam com a proposta do pós-colonialismo (AGUIAR, 2011; MOURA, 2011), valorizando o letramento literário (COSSON, 2012). Portanto, o presente estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa e de base bibliográfica, segundo Rodrigues (2007). Os resultados provenientes da análise do conto na perspectiva de diálogos interculturais sinalizam concepções que podem ser discutidas a partir do trabalho com o texto literário em sala de aula.

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