Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM

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      Pessoa – PB. Apresenta como objetivo investigar a ocorrência da Síndrome de Burnout em\r\n
      professores universitários de enfermagem de instituições privadas, localizadas no município de\r\n
      João Pessoa-PB. A amostra foi constituída de 37 professores, enfermeiros. A coleta de dados\r\n
      foi realizada somente após aprovação do projeto pelo CEP, com CAEE\r\n
      nº49405215.0.0000.5188. Observou-se a ocorrência da Síndrome de Burnout em 12 (32,4%)\r\n
      docentes, sendo que 8 (21,6%) com características do perfil 1 e 05 (1,4%) perfil 2. Predominou\r\n
      a classificação média para os sintomas da Síndrome de Burnout. É importante destacar nestes\r\n
      achados que os indivíduos classificados como médio podem evoluir para alto nível de Burnout.\r\n
      O perfil de Burnout encontrado nos docentes estudados reflete que esta classe profissional\r\n
      merece mais atenção. O número de docentes com risco para desenvolver a síndrome é\r\n
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com docentes universitários do curso de enfermagem de escolas privadas do município de João Pessoa – PB. Apresenta como objetivo investigar a ocorrência da Síndrome de Burnout em professores universitários de enfermagem de instituições privadas, localizadas no município de João Pessoa-PB. A amostra foi constituída de 37 professores, enfermeiros. A coleta de dados foi realizada somente após aprovação do projeto pelo CEP, com CAEE nº49405215.0.0000.5188. Observou-se a ocorrência da Síndrome de Burnout em 12 (32,4%) docentes, sendo que 8 (21,6%) com características do perfil 1 e 05 (1,4%) perfil 2. Predominou a classificação média para os sintomas da Síndrome de Burnout. É importante destacar nestes achados que os indivíduos classificados como médio podem evoluir para alto nível de Burnout. O perfil de Burnout encontrado nos docentes estudados reflete que esta classe profissional merece mais atenção. O número de docentes com risco para desenvolver a síndrome é alarmante, sendo essencial prevenir e promover a saúde desses trabalhadores que estão expostos aos agentes causadores da síndrome em todo o tempo de trabalho.

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