Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO INICIAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESPAÇOS DE EDIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3983
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 2007
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESPAÇOS DE EDIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo é resultante de um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária- ICV, da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo investigar como os saberes e fazeres da formação inicial contribuem para a construção de uma base e conhecimentos articulados à pesquisa, indispensáveis à formação e ao desenvolvimento profissional do professor. No desenvolvimento da pesquisa, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem essa temática, como: Pimenta e Anastasiou (2005); Alarcão (2000); Brito (2006); Bardin (1994); Contreras (2002); Imbernón (2004); Lima (2003); Nóvoa (1992, 1995). É nesse sentido que fundamentamos nossa pesquisa, tratando aspectos da formação inicial dos professores interlocutores deste estudo, tendo em vista apreender aspectos pertinentes ao seu desenvolvimento profissional, seja pelas vivências de experiências de pesquisa no decorrer de seus estudos na graduação, seja pela análise dos impactos dos estudos e pesquisas vivenciadas no seu período formativo na academia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_2007_d914d5f75bdc40cc533241bc4a3dde36.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS CRISTINA DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS CRISTINA"
    "autor_email" => "thais_teama@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3983
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 2007
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESPAÇOS DE EDIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo é resultante de um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária- ICV, da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo investigar como os saberes e fazeres da formação inicial contribuem para a construção de uma base e conhecimentos articulados à pesquisa, indispensáveis à formação e ao desenvolvimento profissional do professor. No desenvolvimento da pesquisa, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem essa temática, como: Pimenta e Anastasiou (2005); Alarcão (2000); Brito (2006); Bardin (1994); Contreras (2002); Imbernón (2004); Lima (2003); Nóvoa (1992, 1995). É nesse sentido que fundamentamos nossa pesquisa, tratando aspectos da formação inicial dos professores interlocutores deste estudo, tendo em vista apreender aspectos pertinentes ao seu desenvolvimento profissional, seja pelas vivências de experiências de pesquisa no decorrer de seus estudos na graduação, seja pela análise dos impactos dos estudos e pesquisas vivenciadas no seu período formativo na academia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN, FORMAÇÃO INICIAL. DOCÊNCIA SUPERIOR. DESENVOLVIMEN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_2007_d914d5f75bdc40cc533241bc4a3dde36.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS CRISTINA DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS CRISTINA"
    "autor_email" => "thais_teama@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo é resultante de um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária- ICV, da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo investigar como os saberes e fazeres da formação inicial contribuem para a construção de uma base e conhecimentos articulados à pesquisa, indispensáveis à formação e ao desenvolvimento profissional do professor. No desenvolvimento da pesquisa, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem essa temática, como: Pimenta e Anastasiou (2005); Alarcão (2000); Brito (2006); Bardin (1994); Contreras (2002); Imbernón (2004); Lima (2003); Nóvoa (1992, 1995). É nesse sentido que fundamentamos nossa pesquisa, tratando aspectos da formação inicial dos professores interlocutores deste estudo, tendo em vista apreender aspectos pertinentes ao seu desenvolvimento profissional, seja pelas vivências de experiências de pesquisa no decorrer de seus estudos na graduação, seja pela análise dos impactos dos estudos e pesquisas vivenciadas no seu período formativo na academia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.