Este artigo é resultante de um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária- ICV, da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo investigar como os saberes e fazeres da formação inicial contribuem para a construção de uma base e conhecimentos articulados à pesquisa, indispensáveis à formação e ao desenvolvimento profissional do professor. No desenvolvimento da pesquisa, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem essa temática, como: Pimenta e Anastasiou (2005); Alarcão (2000); Brito (2006); Bardin (1994); Contreras (2002); Imbernón (2004); Lima (2003); Nóvoa (1992, 1995). É nesse sentido que fundamentamos nossa pesquisa, tratando aspectos da formação inicial dos professores interlocutores deste estudo, tendo em vista apreender aspectos pertinentes ao seu desenvolvimento profissional, seja pelas vivências de experiências de pesquisa no decorrer de seus estudos na graduação, seja pela análise dos impactos dos estudos e pesquisas vivenciadas no seu período formativo na academia.