GENTIL, Viviane Kanitz. Desafios do professor universitário iniciante. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4007>. Acesso em: 20/11/2024 10:37
O presente trabalho é resultante de parte de estudos realizados no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM, onde realizamos discussões a cerca da docência universitária e da construção de identidade, refletindo sobre diferentes aspectos da Formação de Professores no Ensino Superior, que apresenta e perpassa pelas mais diversas formações. O Estudo foi fundamentado através de autores que tratam desta temática, entre eles cabe destacar Bolzan ( 2010), Cunha ( 2010), Freire (1996), Isaia (2009, 2010), Maciel (2009), Imbernón (2009), Veiga (2006) e Zabalza (2004), que desencadearam uma breve pesquisa qualitativa sobre o fazer pedagógico de professores universitários iniciantes, através de observações realizadas nas salas de aula de dois professores, sendo um da Universidade Federal do Pampa e outro do Instituto Federal Farroupilha, que associada a uma revisão teórica e reflexiva a luz dos conceitos estudados envolvendo docência universitária e desenvolvimento profissional resultam neste trabalho.