Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 161
DESAFIOS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO INICIANTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, DOCENCIA UNIVERSITARIA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Resumo

O presente trabalho é resultante de parte de estudos realizados no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM, onde realizamos discussões a cerca da docência universitária e da construção de identidade, refletindo sobre diferentes aspectos da Formação de Professores no Ensino Superior, que apresenta e perpassa pelas mais diversas formações. O Estudo foi fundamentado através de autores que tratam desta temática, entre eles cabe destacar Bolzan ( 2010), Cunha ( 2010), Freire (1996), Isaia (2009, 2010), Maciel (2009), Imbernón (2009), Veiga (2006) e Zabalza (2004), que desencadearam uma breve pesquisa qualitativa sobre o fazer pedagógico de professores universitários iniciantes, através de observações realizadas nas salas de aula de dois professores, sendo um da Universidade Federal do Pampa e outro do Instituto Federal Farroupilha, que associada a uma revisão teórica e reflexiva a luz dos conceitos estudados envolvendo docência universitária e desenvolvimento profissional resultam neste trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.