O presente trabalho tem o objetivo de relatar as atividades de ações desenvolvidas no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga. Refirimo-nos as atividades de atitudes sustentáveis nas séries iniciais do ensino fundamental. Estas ações aproximam as pedagogas com o ambiente escolar. Serão explicitadas as principais etapas do processo das práticas utilizadas no ensino fundamental do município de Itapetinga-BA, como parte das ações do PIBID na escola, as quais estão em andamento, utilizando de autores outrora estudados como Ferreiro (1984), Teberosky (1992), Tfouni (1995), Carvalho (2001), Tomazello & Ferreira (2001). As atividades aplicadas foram pautadas em estudo etnográfico participativo, os quais continuaram durante e depois das atividades. As práticas educativas vivenciadas pelos agentes deste processo têm possibilitado uma formação diferente para os participantes do PIBID, visto que este programa proporciona estudar a docência e fazer parte deste processo.