ANÁLISE LINGUÍSTICA E O GÊNERO ENTREVISTA: REFLEXÃO E SUGESTÃO METODOLÓGICA
0 of 0"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 3684 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 1490 "titulo" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA E O GÊNERO ENTREVISTA: REFLEXÃO E SUGESTÃO METODOLÓGICA" "resumo" => "Considerando que o ensino de língua portuguesa tem revelado novos caminhos desde a década de 80 com os estudos de Linguística Aplicada e provocado mudanças nas propostas dos livros didáticos de português, sobretudo com a sugestão de trabalho com Gêneros Textuais e Análise Linguística, refletiremos, neste trabalho, como essas perspectivas tem ou não se firmado nos LDP enaltecendo a importância dessa ferramenta didática em sala de aula. Em dois manuais didáticos sugeridos pelo PNLD 2011/2013, verificamos a (não) abordagem da análise linguística associada ao gênero entrevista. Para isso partimos da concepção de gênero textual de BEZERRA (2001) e DOLZ (2004), das discussões sobre análise linguística de GERALDI (1997) e ARAÚJO (2010) e da proposta apresentada pelo PCNEF-LP (1998). Sobre os livros analisados, apesar de serem regidos pelos mesmos critérios do PNLD, em apenas um deles constatamos um tratamento linguístico com base nos princípios regidos pelas teorias em relevo. ◀Considerando que o ensino de língua portuguesa tem revelado novos caminhos desde a década de 80 com os estudos de Linguística Aplicada e pr ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, GÊNERO ENTREVISTA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1490_6af4539108ddc53665bdb354d6db73f8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE GUEDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabele_guedes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 3684 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 1490 "titulo" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA E O GÊNERO ENTREVISTA: REFLEXÃO E SUGESTÃO METODOLÓGICA" "resumo" => "Considerando que o ensino de língua portuguesa tem revelado novos caminhos desde a década de 80 com os estudos de Linguística Aplicada e provocado mudanças nas propostas dos livros didáticos de português, sobretudo com a sugestão de trabalho com Gêneros Textuais e Análise Linguística, refletiremos, neste trabalho, como essas perspectivas tem ou não se firmado nos LDP enaltecendo a importância dessa ferramenta didática em sala de aula. Em dois manuais didáticos sugeridos pelo PNLD 2011/2013, verificamos a (não) abordagem da análise linguística associada ao gênero entrevista. Para isso partimos da concepção de gênero textual de BEZERRA (2001) e DOLZ (2004), das discussões sobre análise linguística de GERALDI (1997) e ARAÚJO (2010) e da proposta apresentada pelo PCNEF-LP (1998). Sobre os livros analisados, apesar de serem regidos pelos mesmos critérios do PNLD, em apenas um deles constatamos um tratamento linguístico com base nos princípios regidos pelas teorias em relevo. ◀Considerando que o ensino de língua portuguesa tem revelado novos caminhos desde a década de 80 com os estudos de Linguística Aplicada e pr ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, GÊNERO ENTREVISTA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1490_6af4539108ddc53665bdb354d6db73f8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE GUEDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabele_guedes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }