Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ANÁLISE LINGUÍSTICA E O GÊNERO ENTREVISTA: REFLEXÃO E SUGESTÃO METODOLÓGICA

Palavra-chaves: ANÁLISE LINGUÍSTICA, GÊNERO ENTREVISTA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA
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Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Considerando que o ensino de língua portuguesa tem revelado novos caminhos desde a década de 80 com os estudos de Linguística Aplicada e provocado mudanças nas propostas dos livros didáticos de português, sobretudo com a sugestão de trabalho com Gêneros Textuais e Análise Linguística, refletiremos, neste trabalho, como essas perspectivas tem ou não se firmado nos LDP enaltecendo a importância dessa ferramenta didática em sala de aula. Em dois manuais didáticos sugeridos pelo PNLD 2011/2013, verificamos a (não) abordagem da análise linguística associada ao gênero entrevista. Para isso partimos da concepção de gênero textual de BEZERRA (2001) e DOLZ (2004), das discussões sobre análise linguística de GERALDI (1997) e ARAÚJO (2010) e da proposta apresentada pelo PCNEF-LP (1998). Sobre os livros analisados, apesar de serem regidos pelos mesmos critérios do PNLD, em apenas um deles constatamos um tratamento linguístico com base nos princípios regidos pelas teorias em relevo.

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