Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS

Palavra-chaves: PEDAGOGO, GESTÃO ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Comunicação Oral(CO) GT 05 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3750
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1674
    "titulo" => "O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "O presente artigo sintetiza parcialmente o conteúdo de um trabalho de conclusão de curso que se encontra em andamento, que tem como objetivo discutir as atribuições do pedagogo enquanto gestor escolar, sem desconsiderar os outros campos de atuação deste profissional. Para tanto, utilizando a revisão de literatura como metodologia e apoiadas, dentre outros, em Libâneo (2004), Pimenta (1991), Paro (2001). Elencamos como temáticas de estudo: o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função. Essa discussão apresenta que, na gestão escolar, o pedagogo assume o papel de organizar e acompanhar o trabalho pedagógico da escola, havendo a necessidade de investir em processos democráticos de gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, GESTÃO ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1674_cd5dae471679c264d54354995b53ee7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY"
    "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3750
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1674
    "titulo" => "O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "O presente artigo sintetiza parcialmente o conteúdo de um trabalho de conclusão de curso que se encontra em andamento, que tem como objetivo discutir as atribuições do pedagogo enquanto gestor escolar, sem desconsiderar os outros campos de atuação deste profissional. Para tanto, utilizando a revisão de literatura como metodologia e apoiadas, dentre outros, em Libâneo (2004), Pimenta (1991), Paro (2001). Elencamos como temáticas de estudo: o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função. Essa discussão apresenta que, na gestão escolar, o pedagogo assume o papel de organizar e acompanhar o trabalho pedagógico da escola, havendo a necessidade de investir em processos democráticos de gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, GESTÃO ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1674_cd5dae471679c264d54354995b53ee7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY"
    "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente artigo sintetiza parcialmente o conteúdo de um trabalho de conclusão de curso que se encontra em andamento, que tem como objetivo discutir as atribuições do pedagogo enquanto gestor escolar, sem desconsiderar os outros campos de atuação deste profissional. Para tanto, utilizando a revisão de literatura como metodologia e apoiadas, dentre outros, em Libâneo (2004), Pimenta (1991), Paro (2001). Elencamos como temáticas de estudo: o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função. Essa discussão apresenta que, na gestão escolar, o pedagogo assume o papel de organizar e acompanhar o trabalho pedagógico da escola, havendo a necessidade de investir em processos democráticos de gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.