O presente trabalho trata do ensino de LI (doravante, língua inglesa) aplicado numa perspectiva de um ensino de forma contextualizada assim, aliado ao uso dos gêneros textuais paralelamente recorrendo ao auxílio da sequência didática. Todavia, os usos da sequência didática junto aos gêneros textuais possibilitam a fuga de abordagem tradicionais de ensino de línguas, permitindo assim o uso de abordagens interativas colaborativas que levem o aluno a uma posição de um indivíduo capaz de usar seu senso crítico. Logo, a pesquisa se desenvolve em uma sala do EJA (Educação de Jovens e Adulto), consequentemente tornando viável e perspicaz a escolha do gênero textual “entrevista de emprego” tema presente no cotidiano do alunato. Todavia, foi trabalhado uma série de atividades que almejam o uso das quatro habilidades (writing speaking reading e listening), com isso; apontando para um ensino crítico reflexivo. Desta maneira, foi realizado discursões sobre o tema central assim formando um vocabulário específico do tema abordado, foi revisado o uso de adjetivos que possibilitem uma boa entrevista de emprego, os quais aprendidos a partir de um bingo, e por fim a produção de uma entrevista de emprego. Como resultados, pudemos constatar o interesse da turma pela disciplina, aperfeiçoamento do vocabulário dos alunos, prática mais usual do speaking na sala de aula tornando assim, as aulas muito mais dinâmicas, divergindo do ensino tradicional. Desta forma, esta pesquisa é baseada em um relato de experiência proporcionado pelo PIBID (Programa de Iniciação à Docência) Letras-Inglês, programa que busca a eficácia e melhoria do ensino de inglês e proporciona a oportunidades de aperfeiçoamento da prática docente de futuros professores de língua inglesa.