Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DO PIBID/UEPB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39314
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 102
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "Tendo em vista que o ensino de Geografia deve proporcionar uma análise significativa da realidade, devendo se colocar de forma propositiva aos aspectos da sociedade ao qual está inserido, o trabalho em destaque tem por objetivo geral apresentar e analisar experiências desenvolvidas através do PIBID/UEPB, e com o objetivo especifico de destacar a eficácia e contribuição do uso diversificado de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa, apoiada pelo método fenomenológico. Desenvolvida no espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, período da manhã. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando em conta o conhecimento prévio dos alunos no estudo de determinados conteúdos, contribui de forma positiva na ampliação do processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois se torna um instrumento didático que auxilia a compreensão dos estudantes. O Subprojeto de Geografia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculada à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, apresenta-se como um condicionante para a efetivação deste trabalho, o PIBID encurta o caminho entre a academia e a escola básica, e possibilita que professores em formação adquiram experiência no campo de atuação. Enfim, a interação, a participação e o entusiasmo dos estudantes no que veio a ser executado, levaram a perceber que atividades simples, com recursos didáticos pedagógicos de fácil acesso, se bem planejadas, podem agregar bastante significado a aprendizagem, e rompendo com aspecto mnemônico ainda presentes no ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID102_23112017085834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA ARRUDA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DALILA ARRUDA"
    "autor_email" => "arnadalila@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39314
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 102
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "Tendo em vista que o ensino de Geografia deve proporcionar uma análise significativa da realidade, devendo se colocar de forma propositiva aos aspectos da sociedade ao qual está inserido, o trabalho em destaque tem por objetivo geral apresentar e analisar experiências desenvolvidas através do PIBID/UEPB, e com o objetivo especifico de destacar a eficácia e contribuição do uso diversificado de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa, apoiada pelo método fenomenológico. Desenvolvida no espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, período da manhã. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando em conta o conhecimento prévio dos alunos no estudo de determinados conteúdos, contribui de forma positiva na ampliação do processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois se torna um instrumento didático que auxilia a compreensão dos estudantes. O Subprojeto de Geografia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculada à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, apresenta-se como um condicionante para a efetivação deste trabalho, o PIBID encurta o caminho entre a academia e a escola básica, e possibilita que professores em formação adquiram experiência no campo de atuação. Enfim, a interação, a participação e o entusiasmo dos estudantes no que veio a ser executado, levaram a perceber que atividades simples, com recursos didáticos pedagógicos de fácil acesso, se bem planejadas, podem agregar bastante significado a aprendizagem, e rompendo com aspecto mnemônico ainda presentes no ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID102_23112017085834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA ARRUDA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DALILA ARRUDA"
    "autor_email" => "arnadalila@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Tendo em vista que o ensino de Geografia deve proporcionar uma análise significativa da realidade, devendo se colocar de forma propositiva aos aspectos da sociedade ao qual está inserido, o trabalho em destaque tem por objetivo geral apresentar e analisar experiências desenvolvidas através do PIBID/UEPB, e com o objetivo especifico de destacar a eficácia e contribuição do uso diversificado de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa, apoiada pelo método fenomenológico. Desenvolvida no espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, período da manhã. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando em conta o conhecimento prévio dos alunos no estudo de determinados conteúdos, contribui de forma positiva na ampliação do processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois se torna um instrumento didático que auxilia a compreensão dos estudantes. O Subprojeto de Geografia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculada à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, apresenta-se como um condicionante para a efetivação deste trabalho, o PIBID encurta o caminho entre a academia e a escola básica, e possibilita que professores em formação adquiram experiência no campo de atuação. Enfim, a interação, a participação e o entusiasmo dos estudantes no que veio a ser executado, levaram a perceber que atividades simples, com recursos didáticos pedagógicos de fácil acesso, se bem planejadas, podem agregar bastante significado a aprendizagem, e rompendo com aspecto mnemônico ainda presentes no ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.