DANÇANDO COM O MEIO AMBIENTE: TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INTERVENÇÕES DO PIBID
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39200 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 4 "titulo" => "DANÇANDO COM O MEIO AMBIENTE: TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "Os temas transversais são considerados como os grandes temas apresentados e discutidos pela sociedade. Estes abordam distintas temáticas a fim de levar ao cotidiano escolar conhecimentos para que os alunos sejam capazes de se posicionarem criticamente na sociedade diante de determinadas situações. Este trabalho abordou o conteúdo dança e o tema transversal meio ambiente com objetivo de trabalhar a percepção corporal, a cultura local e alguns problemas presentes no meio onde vivem os alunos, a dança e o tema transversal meio ambiente foram fundamentais para o desenvolvimento omnilateral. As atividades foram desenvolvidas na Escola Deputado Petrônio de Figueiredo com os alunos do ensino fundamental I com alunos de faixa etária entre seis e oito anos do primeiro e segundo ano, através de intervenções do PIBID-Educação Física. Desenvolveram-se durante toda a intervenção, várias atividades relacionadas ao meio ambiente e ao conteúdo dança como: leitura de histórias relacionadas com o meio ambiente limpo e saudável, dança com a utilização de canções temáticas, percepção corporal através da dança, entre outras. Durante a realização das atividades propostas foi verificado o despertar do interesse dos alunos quanto à questão ambiental através das atividades propostas e do feedback ao final de cada aula; foi comum o envolvimento do alunado durante as discussões no momento de exposição do tema a partir de relatos sobre o lixo, a água, a vegetação e os animais presentes no dia a dia de cada um, além de vivenciar algumas danças presentes no contexto regional da escola. Através dos resultados alcançados é possível perceber que o tema transversal possibilitou uma vivência de situações que enriquece o desenvolvimento da criança, desde os anos iniciais de sua vida escolar, como indivíduo na sociedade em que vive." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID4_21112017220840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELY ARAÚJO BARROS" "autor_nome_curto" => "MIKAELY" "autor_email" => "mikaelysb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39200 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 4 "titulo" => "DANÇANDO COM O MEIO AMBIENTE: TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "Os temas transversais são considerados como os grandes temas apresentados e discutidos pela sociedade. Estes abordam distintas temáticas a fim de levar ao cotidiano escolar conhecimentos para que os alunos sejam capazes de se posicionarem criticamente na sociedade diante de determinadas situações. Este trabalho abordou o conteúdo dança e o tema transversal meio ambiente com objetivo de trabalhar a percepção corporal, a cultura local e alguns problemas presentes no meio onde vivem os alunos, a dança e o tema transversal meio ambiente foram fundamentais para o desenvolvimento omnilateral. As atividades foram desenvolvidas na Escola Deputado Petrônio de Figueiredo com os alunos do ensino fundamental I com alunos de faixa etária entre seis e oito anos do primeiro e segundo ano, através de intervenções do PIBID-Educação Física. Desenvolveram-se durante toda a intervenção, várias atividades relacionadas ao meio ambiente e ao conteúdo dança como: leitura de histórias relacionadas com o meio ambiente limpo e saudável, dança com a utilização de canções temáticas, percepção corporal através da dança, entre outras. Durante a realização das atividades propostas foi verificado o despertar do interesse dos alunos quanto à questão ambiental através das atividades propostas e do feedback ao final de cada aula; foi comum o envolvimento do alunado durante as discussões no momento de exposição do tema a partir de relatos sobre o lixo, a água, a vegetação e os animais presentes no dia a dia de cada um, além de vivenciar algumas danças presentes no contexto regional da escola. Através dos resultados alcançados é possível perceber que o tema transversal possibilitou uma vivência de situações que enriquece o desenvolvimento da criança, desde os anos iniciais de sua vida escolar, como indivíduo na sociedade em que vive." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID4_21112017220840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELY ARAÚJO BARROS" "autor_nome_curto" => "MIKAELY" "autor_email" => "mikaelysb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }