Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39149
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS"
    "resumo" => "É verdade que diante dos desafios existentes na sociedade e comunidade, procuram-se soluções que sejam capazes de promover ações pertinentes a superar as crises existentes no dia a dia. Na educação isso também ocorre, são vários os questionamentos e desafios impostos, e a cada dia vem se procurando soluções cabíveis com o objetivo de superar os problemas apresentados na educação, na sociedade e na comunidade escolar. No que se refere à formação docente, é possível perceber que em determinadas situações existe um lacuna que precisa ser preenchida para dar respaldo positivo, como aperfeiçoar-se, modificar-se e inovar-se para superar a construção do processo de ensino-aprendizagem e ter bons êxitos para com os discentes no ambiente escolar. O Estágio Supervisionado é o vetor que canaliza o contato direto com a prática pedagógica na sala de aula, esse contato é capaz de promover ou despertar o interesse do aluno estagiário pela docência. É necessário para os acadêmicos enquanto inseridos no processo de formação profissional tomem conhecimento e reflitam sobre a realidade escolar e suas dimensões sócio-histórica construída no cotidiano e no âmbito escolar.  O artigo em estudo, tem como objetivo expor de maneira reflexiva a importância do estágio supervisionado para a formação docente nos cursos de licenciatura plena assim como observar a realidade em sala de aula, como experiências adquiridas. E para reafirmar sua importância, foram feitas visitas e observações à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, solicitadas para cumprimento do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos, PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID11_28112017203940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39149
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS"
    "resumo" => "É verdade que diante dos desafios existentes na sociedade e comunidade, procuram-se soluções que sejam capazes de promover ações pertinentes a superar as crises existentes no dia a dia. Na educação isso também ocorre, são vários os questionamentos e desafios impostos, e a cada dia vem se procurando soluções cabíveis com o objetivo de superar os problemas apresentados na educação, na sociedade e na comunidade escolar. No que se refere à formação docente, é possível perceber que em determinadas situações existe um lacuna que precisa ser preenchida para dar respaldo positivo, como aperfeiçoar-se, modificar-se e inovar-se para superar a construção do processo de ensino-aprendizagem e ter bons êxitos para com os discentes no ambiente escolar. O Estágio Supervisionado é o vetor que canaliza o contato direto com a prática pedagógica na sala de aula, esse contato é capaz de promover ou despertar o interesse do aluno estagiário pela docência. É necessário para os acadêmicos enquanto inseridos no processo de formação profissional tomem conhecimento e reflitam sobre a realidade escolar e suas dimensões sócio-histórica construída no cotidiano e no âmbito escolar.  O artigo em estudo, tem como objetivo expor de maneira reflexiva a importância do estágio supervisionado para a formação docente nos cursos de licenciatura plena assim como observar a realidade em sala de aula, como experiências adquiridas. E para reafirmar sua importância, foram feitas visitas e observações à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, solicitadas para cumprimento do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos, PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID11_28112017203940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

É verdade que diante dos desafios existentes na sociedade e comunidade, procuram-se soluções que sejam capazes de promover ações pertinentes a superar as crises existentes no dia a dia. Na educação isso também ocorre, são vários os questionamentos e desafios impostos, e a cada dia vem se procurando soluções cabíveis com o objetivo de superar os problemas apresentados na educação, na sociedade e na comunidade escolar. No que se refere à formação docente, é possível perceber que em determinadas situações existe um lacuna que precisa ser preenchida para dar respaldo positivo, como aperfeiçoar-se, modificar-se e inovar-se para superar a construção do processo de ensino-aprendizagem e ter bons êxitos para com os discentes no ambiente escolar. O Estágio Supervisionado é o vetor que canaliza o contato direto com a prática pedagógica na sala de aula, esse contato é capaz de promover ou despertar o interesse do aluno estagiário pela docência. É necessário para os acadêmicos enquanto inseridos no processo de formação profissional tomem conhecimento e reflitam sobre a realidade escolar e suas dimensões sócio-histórica construída no cotidiano e no âmbito escolar. O artigo em estudo, tem como objetivo expor de maneira reflexiva a importância do estágio supervisionado para a formação docente nos cursos de licenciatura plena assim como observar a realidade em sala de aula, como experiências adquiridas. E para reafirmar sua importância, foram feitas visitas e observações à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, solicitadas para cumprimento do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos, PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.