A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39149 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS" "resumo" => "É verdade que diante dos desafios existentes na sociedade e comunidade, procuram-se soluções que sejam capazes de promover ações pertinentes a superar as crises existentes no dia a dia. Na educação isso também ocorre, são vários os questionamentos e desafios impostos, e a cada dia vem se procurando soluções cabíveis com o objetivo de superar os problemas apresentados na educação, na sociedade e na comunidade escolar. No que se refere à formação docente, é possível perceber que em determinadas situações existe um lacuna que precisa ser preenchida para dar respaldo positivo, como aperfeiçoar-se, modificar-se e inovar-se para superar a construção do processo de ensino-aprendizagem e ter bons êxitos para com os discentes no ambiente escolar. O Estágio Supervisionado é o vetor que canaliza o contato direto com a prática pedagógica na sala de aula, esse contato é capaz de promover ou despertar o interesse do aluno estagiário pela docência. É necessário para os acadêmicos enquanto inseridos no processo de formação profissional tomem conhecimento e reflitam sobre a realidade escolar e suas dimensões sócio-histórica construída no cotidiano e no âmbito escolar. O artigo em estudo, tem como objetivo expor de maneira reflexiva a importância do estágio supervisionado para a formação docente nos cursos de licenciatura plena assim como observar a realidade em sala de aula, como experiências adquiridas. E para reafirmar sua importância, foram feitas visitas e observações à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, solicitadas para cumprimento do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos, PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID11_28112017203940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39149 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: REFLEXÕES TRANSFORMADORAS" "resumo" => "É verdade que diante dos desafios existentes na sociedade e comunidade, procuram-se soluções que sejam capazes de promover ações pertinentes a superar as crises existentes no dia a dia. Na educação isso também ocorre, são vários os questionamentos e desafios impostos, e a cada dia vem se procurando soluções cabíveis com o objetivo de superar os problemas apresentados na educação, na sociedade e na comunidade escolar. No que se refere à formação docente, é possível perceber que em determinadas situações existe um lacuna que precisa ser preenchida para dar respaldo positivo, como aperfeiçoar-se, modificar-se e inovar-se para superar a construção do processo de ensino-aprendizagem e ter bons êxitos para com os discentes no ambiente escolar. O Estágio Supervisionado é o vetor que canaliza o contato direto com a prática pedagógica na sala de aula, esse contato é capaz de promover ou despertar o interesse do aluno estagiário pela docência. É necessário para os acadêmicos enquanto inseridos no processo de formação profissional tomem conhecimento e reflitam sobre a realidade escolar e suas dimensões sócio-histórica construída no cotidiano e no âmbito escolar. O artigo em estudo, tem como objetivo expor de maneira reflexiva a importância do estágio supervisionado para a formação docente nos cursos de licenciatura plena assim como observar a realidade em sala de aula, como experiências adquiridas. E para reafirmar sua importância, foram feitas visitas e observações à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, solicitadas para cumprimento do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos, PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID11_28112017203940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }