BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39185 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS" "resumo" => "Na perspectiva da formação docente inicial, pesquisas apontam para a relevância da reflexão (PIMENTA e LIMA, 2005/2006) como tomada de consciência, pelo licenciando, sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, especificamente no momento em que este sujeito encontra-se inserido no espaço escolar vivenciando suas primeiras experiências docentes. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma o blog reflexivo contribui para a construção identitária dos professores em formação inicial. O blog ao qual nos referimos pertence ao subprojeto de Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. Nosso estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, e tem como corpus de análise as postagens reflexivas do pibidiano, autor deste texto, sobre atividades desenvolvidas em uma escola pública. Os dados analisados são especificamente postagens do pibidiano sobre: reflexão após a aplicação de aulas e feedback do professor formador. Como base teórica para o desenvolvimento deste estudo, nos ancoramos em Reichmann (2009) e Yang (2009) sobre blog reflexivo, Ferreira (2016) acerca do feedback docente e Sobral e Martins (2014) sobre construção identitária docente. Os resultados parciais de nossa pesquisa apontam para o fato de que o ato da reflexão após a aplicação de aulas é crucial para a construção identitária de professores em formação inicial, uma vez que refletimos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Sobre o feedback, percebemos pontos fundamentais que, muitas vezes, são despercebidos, e isso nos permite refletir de maneira mais profunda e precisa sobre a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, BLOG REFLEXIVO, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID351_29112017233834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO" "autor_email" => "gabrielcordeiro3@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39185 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS" "resumo" => "Na perspectiva da formação docente inicial, pesquisas apontam para a relevância da reflexão (PIMENTA e LIMA, 2005/2006) como tomada de consciência, pelo licenciando, sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, especificamente no momento em que este sujeito encontra-se inserido no espaço escolar vivenciando suas primeiras experiências docentes. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma o blog reflexivo contribui para a construção identitária dos professores em formação inicial. O blog ao qual nos referimos pertence ao subprojeto de Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. Nosso estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, e tem como corpus de análise as postagens reflexivas do pibidiano, autor deste texto, sobre atividades desenvolvidas em uma escola pública. Os dados analisados são especificamente postagens do pibidiano sobre: reflexão após a aplicação de aulas e feedback do professor formador. Como base teórica para o desenvolvimento deste estudo, nos ancoramos em Reichmann (2009) e Yang (2009) sobre blog reflexivo, Ferreira (2016) acerca do feedback docente e Sobral e Martins (2014) sobre construção identitária docente. Os resultados parciais de nossa pesquisa apontam para o fato de que o ato da reflexão após a aplicação de aulas é crucial para a construção identitária de professores em formação inicial, uma vez que refletimos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Sobre o feedback, percebemos pontos fundamentais que, muitas vezes, são despercebidos, e isso nos permite refletir de maneira mais profunda e precisa sobre a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, BLOG REFLEXIVO, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID351_29112017233834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO" "autor_email" => "gabrielcordeiro3@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }