AFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO EJA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39172 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 283 "titulo" => "AFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO EJA" "resumo" => "Este trabalho tem com proposta é um relato de experiência sobre a alfabetização de Jovens e Adultos e como analisar o livro didático e como tem sido utilizado na Educação de Jovens e Adultos, EJA como um dos recursos que serve de emancipação do conhecimento dos sujeitos envolvidos. Aqui pretendemos discutir como se tem dado as políticas que apoiam a inserção do livro didático nessa modalidade de ensino. Buscamos apontar um atendimento específicos aos educandos que por tanto tempo foram excluídos, e que agora estão sendo valorizados como sujeitos que têm direito da educação e apropriação do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de verificar conteúdos e atividades desenvolvidos no Livro Didático - LD e perceber como se dá a valorização dos sujeitos da EJA enquanto indivíduos ativos no processo de aprendizagem. Conclui-se, pois, valorização do sujeito da EJA independe LD, mas, exige estratégias educativas do educador : O tema dos materiais didáticos que circulam no ambiente escolar, e servem como subsídio ou instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas de estudos. No campo da EJA, os estudos produzidos têm-se dedicado, em especial, à análise dos materiais impressos e, com maior ênfase, ao livro didático, elaborados como produto de alguma ação ou programa de governo, ou movimentos sociais e organizações da sociedade civil. São escassos, no entanto, os estudos dedicados aos materiais didáticos produzidos diretamente por educadores e educandos da EJA no âmbito das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, LIVRO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID283_26112017163919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39172 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 283 "titulo" => "AFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO EJA" "resumo" => "Este trabalho tem com proposta é um relato de experiência sobre a alfabetização de Jovens e Adultos e como analisar o livro didático e como tem sido utilizado na Educação de Jovens e Adultos, EJA como um dos recursos que serve de emancipação do conhecimento dos sujeitos envolvidos. Aqui pretendemos discutir como se tem dado as políticas que apoiam a inserção do livro didático nessa modalidade de ensino. Buscamos apontar um atendimento específicos aos educandos que por tanto tempo foram excluídos, e que agora estão sendo valorizados como sujeitos que têm direito da educação e apropriação do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de verificar conteúdos e atividades desenvolvidos no Livro Didático - LD e perceber como se dá a valorização dos sujeitos da EJA enquanto indivíduos ativos no processo de aprendizagem. Conclui-se, pois, valorização do sujeito da EJA independe LD, mas, exige estratégias educativas do educador : O tema dos materiais didáticos que circulam no ambiente escolar, e servem como subsídio ou instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas de estudos. No campo da EJA, os estudos produzidos têm-se dedicado, em especial, à análise dos materiais impressos e, com maior ênfase, ao livro didático, elaborados como produto de alguma ação ou programa de governo, ou movimentos sociais e organizações da sociedade civil. São escassos, no entanto, os estudos dedicados aos materiais didáticos produzidos diretamente por educadores e educandos da EJA no âmbito das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, LIVRO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID283_26112017163919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }