A sociedade de um modo geral vem enfrentando intensas modificações, onde estas implicam no modo de ensinar no ambiente escolar. A educação física sempre exerceu papel importante na sociedade. Esta importância também pode ser notada no cenário educacional brasileiro, uma vez que a Educação Física apresenta-se como um componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos. Neste contexto educacional surge um importante projeto que busca integrar o aluno de licenciatura à sociedade. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferece bolsas aos alunos de cursos de licenciatura para que estes se dediquem ao estágio nas escolas públicas. Este projeto, portanto, se configura como um poderoso e valioso mecanismo para que a sociedade possa receber todos os conhecimentos adquiridos durante um curso de graduação. Considerando as premissas do PIBID, bem como a realidade enfrentada pelos bolsistas, o objetivo geral deste relato é analisar a influência do PIBID na formação profissional dos bolsistas de Educação Física em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande. O presente escrito consiste em um relato de vivência dos bolsistas nas aulas de Educação Física nas turmas do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada em Campina Grande-PB. O PIBID apresentou-se como de grande relevância formação profissional, trazendo aos bolsistas a realidade das escolas públicas. Por fim, os estudos realizados e a prática educacional permitiram entender o ambiente educacional como o espaço onde a construção do conhecimento ocorre e modo mútuo. Em suma, através do PIBID, os bolsistas veem-na prática o seu futuro campo de atuação, aprendendo a enfrentar desafios e a realidade que os espera nas escolas, proporcionando uma experiência significativa como cidadãos e profissionais da Educação Física.