A FORMAÇÃO DO LEITOR EM FOCO: TRAJETÓRIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA/UEPB
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39140 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 277 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM FOCO: TRAJETÓRIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA/UEPB" "resumo" => "A leitura é uma atividade ao mesmo tempo individual e social. É individual porque nela se manifestam diversas particularidades do leitor, entre elas suas características intelectuais, sua memória, sua história. É, também, social porque está sujeita às convenções linguísticas, ao contexto social, à política. A prática da leitura envolve tanto o sujeito da leitura como as condições sócio-históricas em que ele se insere. Neste contexto, este artigo partiu de uma pesquisa realizada com 23 alunos (dentre eles 22 mulheres e 1 homem) do primeiro período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, município de Campina Grande, e tem como objetivo compreender a trajetória e a prática de leitura dos estudantes ingressantes no curso, o contexto sócio-cultural no qual os mesmo estão inseridos, como este fato se reflete no curso de graduação e na carreira docente. Para isto, a coleta de dados ocorreu através na disciplina de Leitura e Elaboração de Texto I quando os alunos foram solicitados a produzirem relatos pessoais narrando como e quando se iniciou o contato com a leitura e a relação que estes mantém com a mesma, atualmente. Vale ressaltar que os apontamentos feitos sobre a origem social dos pesquisados não foi requerida como critério na elaboração do texto. Estes apontamentos partiram da necessidade de vincular a realidade com a trajetória de leitura. Após a análise temática de conteúdo, pode-se constatar que o vinculo e apreciação pela leitura não é inerente ao indivíduo, pois esta está diretamente ligada ao contexto sócio-cultural que influencia o nível e frequência de contato que os sujeitos tem com a leitura. Ainda, questões como o nível de alfabetização dos pais, a importância que os mesmos dão para a leitura, a religião seguida pela família, a escola de formação, dentre outros pontos, influenciam diretamente na vivência leitora deste indivíduo. Da mesma forma, foi constatado que aqueles que não tiverem uma boa formação leitora durante a infância, sentem dificuldades quando sugeridos exercícios de leitura e elaboração textual, refletindo na sua graduação e, ainda, na profissão docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA DE LEITURA, CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID277_29112017224409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39140 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 277 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM FOCO: TRAJETÓRIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA/UEPB" "resumo" => "A leitura é uma atividade ao mesmo tempo individual e social. É individual porque nela se manifestam diversas particularidades do leitor, entre elas suas características intelectuais, sua memória, sua história. É, também, social porque está sujeita às convenções linguísticas, ao contexto social, à política. A prática da leitura envolve tanto o sujeito da leitura como as condições sócio-históricas em que ele se insere. Neste contexto, este artigo partiu de uma pesquisa realizada com 23 alunos (dentre eles 22 mulheres e 1 homem) do primeiro período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, município de Campina Grande, e tem como objetivo compreender a trajetória e a prática de leitura dos estudantes ingressantes no curso, o contexto sócio-cultural no qual os mesmo estão inseridos, como este fato se reflete no curso de graduação e na carreira docente. Para isto, a coleta de dados ocorreu através na disciplina de Leitura e Elaboração de Texto I quando os alunos foram solicitados a produzirem relatos pessoais narrando como e quando se iniciou o contato com a leitura e a relação que estes mantém com a mesma, atualmente. Vale ressaltar que os apontamentos feitos sobre a origem social dos pesquisados não foi requerida como critério na elaboração do texto. Estes apontamentos partiram da necessidade de vincular a realidade com a trajetória de leitura. Após a análise temática de conteúdo, pode-se constatar que o vinculo e apreciação pela leitura não é inerente ao indivíduo, pois esta está diretamente ligada ao contexto sócio-cultural que influencia o nível e frequência de contato que os sujeitos tem com a leitura. Ainda, questões como o nível de alfabetização dos pais, a importância que os mesmos dão para a leitura, a religião seguida pela família, a escola de formação, dentre outros pontos, influenciam diretamente na vivência leitora deste indivíduo. Da mesma forma, foi constatado que aqueles que não tiverem uma boa formação leitora durante a infância, sentem dificuldades quando sugeridos exercícios de leitura e elaboração textual, refletindo na sua graduação e, ainda, na profissão docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA DE LEITURA, CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID277_29112017224409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }