Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TECNOLOGIAS QUE AUXILIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: AULA DIFERENCIADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, CARDBOARD. Pôster (PO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39331
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => """
      TECNOLOGIAS QUE AUXILIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR NO\r\n
      PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => """
      Nos últimos anos temos observado mudanças significativas nas relações sociais e nas\r\n
      comunicações geradas pelas tecnologias, e em um mundo cada vez mais informatizado, vivemos\r\n
      um tempo em que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano. Esse mundo tecnológico\r\n
      favoreceu a ligação entre os mais diversos pontos do globo, facilitando também a divulgação do\r\n
      conhecimento e da ciência. Nós professores de Geografia, que integramos a escola, e, somos os\r\n
      responsáveis por mediar o conhecimento dessa disciplina, que leva em consideração e têm em\r\n
      sua essência, tratar das dinâmicas globais e locais da natureza e as promovidas pelo homem,\r\n
      como podemos ensiná-la se utilizando dessas tecnologias que surgem? Para este trabalho, fruto\r\n
      de uma experiência realizada no Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Geografia da\r\n
      UFCG, mostramos a experiência da utilização da Realidade Virtual como uma nova proposta na\r\n
      mediação dos conhecimentos geográficos, a exemplo, o estudo das paisagens que compõem o\r\n
      mundo. Partimos da necessidade de se refletir sobre contextualização da teoria com a prática,\r\n
      dos conteúdos com a realidade e necessidade do aluno, e por conseguinte da motivação do\r\n
      mesmo para que este se torne coautor de seu processo formativo.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULA DIFERENCIADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, CARDBOARD."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA5_ID559_01122017160204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURY ARAÚJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "YURY LIMA"
    "autor_email" => "yury.limao@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39331
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => """
      TECNOLOGIAS QUE AUXILIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR NO\r\n
      PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => """
      Nos últimos anos temos observado mudanças significativas nas relações sociais e nas\r\n
      comunicações geradas pelas tecnologias, e em um mundo cada vez mais informatizado, vivemos\r\n
      um tempo em que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano. Esse mundo tecnológico\r\n
      favoreceu a ligação entre os mais diversos pontos do globo, facilitando também a divulgação do\r\n
      conhecimento e da ciência. Nós professores de Geografia, que integramos a escola, e, somos os\r\n
      responsáveis por mediar o conhecimento dessa disciplina, que leva em consideração e têm em\r\n
      sua essência, tratar das dinâmicas globais e locais da natureza e as promovidas pelo homem,\r\n
      como podemos ensiná-la se utilizando dessas tecnologias que surgem? Para este trabalho, fruto\r\n
      de uma experiência realizada no Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Geografia da\r\n
      UFCG, mostramos a experiência da utilização da Realidade Virtual como uma nova proposta na\r\n
      mediação dos conhecimentos geográficos, a exemplo, o estudo das paisagens que compõem o\r\n
      mundo. Partimos da necessidade de se refletir sobre contextualização da teoria com a prática,\r\n
      dos conteúdos com a realidade e necessidade do aluno, e por conseguinte da motivação do\r\n
      mesmo para que este se torne coautor de seu processo formativo.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULA DIFERENCIADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, CARDBOARD."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA5_ID559_01122017160204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURY ARAÚJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "YURY LIMA"
    "autor_email" => "yury.limao@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Nos últimos anos temos observado mudanças significativas nas relações sociais e nas comunicações geradas pelas tecnologias, e em um mundo cada vez mais informatizado, vivemos um tempo em que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano. Esse mundo tecnológico favoreceu a ligação entre os mais diversos pontos do globo, facilitando também a divulgação do conhecimento e da ciência. Nós professores de Geografia, que integramos a escola, e, somos os responsáveis por mediar o conhecimento dessa disciplina, que leva em consideração e têm em sua essência, tratar das dinâmicas globais e locais da natureza e as promovidas pelo homem, como podemos ensiná-la se utilizando dessas tecnologias que surgem? Para este trabalho, fruto de uma experiência realizada no Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Geografia da UFCG, mostramos a experiência da utilização da Realidade Virtual como uma nova proposta na mediação dos conhecimentos geográficos, a exemplo, o estudo das paisagens que compõem o mundo. Partimos da necessidade de se refletir sobre contextualização da teoria com a prática, dos conteúdos com a realidade e necessidade do aluno, e por conseguinte da motivação do mesmo para que este se torne coautor de seu processo formativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.