Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: AVA, MOODLE, ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1994
    "inscrito_id" => 7516
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVA, MOODLE, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7516_11092017161233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DASSAYEVY FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DASSAYEVY"
    "autor_email" => "dassayevyfc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1994
    "inscrito_id" => 7516
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVA, MOODLE, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7516_11092017161233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DASSAYEVY FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DASSAYEVY"
    "autor_email" => "dassayevyfc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.