Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 199
PERFIL DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS

Palavra-chaves: PERFIL DOS ESTUDANTES, CARREIRA DOCENTE, REDE DE COOPERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Essa pesquisa teve o objetivo de analisar e identificar o perfil dos estudantes das escolas parceiras do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas – PDVL e quais são as suas perspectivas acerca do programa. A pesquisa é de caráter qualitativo tendo como campo de pesquisa as escolas parceiras do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas – IFPE Campus Vitória, primordialmente foi feita a análise e a pesquisa das escolas e verificou-se que totalizando tem 14 escolas de Rede Pública de 09 Municípios, os quais foram analisados. Os sujeitos foram 178 estudantes de turmas do 3º ano do Ensino Médio e como coleta de dados foi utilizada a aplicação de questionários. Inicialmente, foi feita a identificação das escolas do Ensino Médio parceiras do PDVL – IFPE- Campus Vitória, após essa identificação foi feito o mapeamento dos estudantes que participam das ações do PDVL e quais são as suas relações com os objetivos do programa. Ao final da pesquisa chegamos aos seguintes resultados: após o mapeamento das escolas identificamos 1188 estudantes que são assistidos pelo PDVL, contando com 14 professores voluntários que se dispuseram de suas salas de aulas para que a pesquisa tomasse rumo ficando visível e notório o perfil dos estudantes e seus objetivos com o Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas e a existência da ligação entre aluno- extencionista – PDVL. Outro ponto a ser destacado nesse âmbito, é a importância da formação da rede de cooperação, visto que, esta, contribui para um ambiente de trocas de saberes, conhecimento e interatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.