Dificuldades de aprendizagem é um tema pertinente na atualidade, e esse é um tema que, há muito tempo, vem sendo discutido entre os educadores que tentam entender os fatores que levam os alunos ao baixo desempenho escolar. Partindo disto, o presente trabalho visa discutir a prática pedagógica de uma professora da turma de quarto ano de uma escola da Rede Municipal da cidade de Codó-Ma, cidade localizada no Leste do Estado, a fim de compreender como a mesma identifica e como trabalha com essas dificuldades de aprendizagem na sala de aula. Para coletar os dados comentados aqui, realizamos uma pesquisa de campo em que foi observação de uma aula de leitura e de escrita. A partir da coleta de dados, realizamos uma intervenção com esses alunos, mostrando a importância da leitura para o desenvolvimento escolar como um todo. Ao longo do artigo, discutimos a literatura como um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma expressiva e prazerosa e, por isso, ela deve ser trabalhada diariamente na escola. O professor deve explorar a imaginação da criança, no momento em que ela, frequenta o ambiente escolar. Os dados coletados mostram que o trabalho de leitura e de escrita tem que ser incentivado, principalmente, pela pouca familiaridade que as crianças observadas demonstraram. Assim, concluímos que a prática da leitura e uma ferramenta imprescindível para formação de um cidadão e deve ser trabalhada desde da educação infantil. Neste contexto, destaca-se o papel da escola na formação de leitores críticos e do aluno leitor.