Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: O QUE OS PROFESSORES PENSAM QUE DEVE SER ENSINADO EM CADA ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS DOCENTES DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE

Palavra-chaves: LEITURA, PRIORIDADE, ENSINO, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O referido estudo teve como objetivo analisar o conhecimento das professoras em relação as prioridades no Ensino de Linguagem do 1° até o 3° ano do Ensino Fundamental ainda buscamos investigar como a professora propõe atividades que envolvem a apropriação da escrita alfabética e verificar como os gêneros textuais aparecem nesse contexto de apropriação da escrita. Utilizamos como suporte teórico a discussão sobre alfabetização e tivemos as contribuições dos teóricos Morais, Leal, Ferreiro e Teberosky dentre outros. Para realizarmos a coleta de dados aplicamos entrevista semiestruturada com seis professoras que lecionavam no Ciclo de Alfabetização. Tivemos como representação duas professoras entrevistadas por cada ano Ciclo. Ressaltamos que o grupo de docentes participantes da pesquisa lecionava em escolas do município de Jaboatão dos Guararapes – PE. Notamos que as docentes entrevistadas possuíam clareza da dimensão do trabalho no primeiro Ciclo, a preocupação em alfabetizar e oportunizar o contato com diferentes gêneros textuais e ainda compreendendo a necessidade de trabalhar com a ortografia. Porém, um aspecto que nos foi evidenciada diz respeito a falta de delimitação no que concerne a qual deve ser o enfoque do trabalho em cada ano Ciclo, de modo que haja um maior investimento do docente em algum fator a cada ano. Assim acreditamos que os docentes traçam quase que individualmente quais devem ser suas prioridades a cada ano Ciclo, não havendo padrões mínimos para o nível de conhecimento em cada ano do Ciclo, talvez por isso também tenhamos tanta heterogeneidade nas salas de aula, aspecto positivo, porém ao resultar de uma inconsistência relacionada ao currículo pode promover vários problemas, dentre eles estudantes terminarem o terceiro ano do Ensino Fundamental sem o domínio efetivo da leitura e escrita.

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