RESUMO
No município do Jaboatão dos Guararapes, a partir de 2013, foi implantado o Programa de Escolas de Tempo Integral. Os resultados até 2016 chegam a patamares de excelência, onde 98,5% dos alunos são aprovados e apenas 0,5% se evadem (SEE, 2017). Este artigo é um resumo da dissertação de mestrado, de minha autoria, em Ciências da Educação, que defendi em julho de 2017, na Universidade Autônoma de Assunção – UAA, que analisou se a permanência dos alunos das escolas de tempo integral influencia ou não no sucesso escolar deles. Para uma melhor compreensão das análises dos resultados, elegeu-se como lócus de investigação o recorte de quatro escolas de tempo integral, especificamente, que atendiam o 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a pesquisa documental e a aplicação de questionários, com 547 pessoas pesquisadas em três grupos: alunos, professores e pais. A pesquisa traz em seu bojo contribuições de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Cavaliere. Uma importante discussão sobre a nova identidade da escola fundamental: A escola de tempo integral. Refletimos no aporte teórico que a Educação Integral deve intensificar os processos de territorialização das políticas sociais, articuladas a partir dos espaços escolares, por meio do diálogo intragovernamental e com as comunidades locais, para a construção de uma prática pedagógica que afirme a educação como direito de todos e de cada um (Darcy Ribeiro, 1986). A pesquisa nos levou a duas constatações: a)A permanência considerada como mais tempo na escola, por si só, não é suficiente para elevar a aprendizagem dos alunos; b)A permanência considerada como mais tempo pedagógico e acréscimo de carga horária na vida do aluno, melhora sim a aprendizagem. A pesquisa mostrou que o sucesso escolar dos alunos das Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes, acontece por conta da permanência o dia todo na escola com atividades pedagógicas diversificadas; de um acompanhamento pedagógico sistemático; de uma rotina diária de acordo com as especificidades e singularidades de cada escola; e da articulação e integração da escola com a comunidade/família. Consideramos que o estudo apresenta o caminho trilhado pelo município do Jaboatão dos Guararapes, como uma possibilidade a ser considerada como exemplo para uma política nacional de escolas de tempo integral.