A PERMANÊNCIA E O SUCESSO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35515 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 5067 "titulo" => "A PERMANÊNCIA E O SUCESSO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES." "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n No município do Jaboatão dos Guararapes, a partir de 2013, foi implantado o Programa de Escolas de Tempo Integral. Os resultados até 2016 chegam a patamares de excelência, onde 98,5% dos alunos são aprovados e apenas 0,5% se evadem (SEE, 2017). Este artigo é um resumo da dissertação de mestrado, de minha autoria, em Ciências da Educação, que defendi em julho de 2017, na Universidade Autônoma de Assunção – UAA, que analisou se a permanência dos alunos das escolas de tempo integral influencia ou não no sucesso escolar deles. Para uma melhor compreensão das análises dos resultados, elegeu-se como lócus de investigação o recorte de quatro escolas de tempo integral, especificamente, que atendiam o 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a pesquisa documental e a aplicação de questionários, com 547 pessoas pesquisadas em três grupos: alunos, professores e pais. A pesquisa traz em seu bojo contribuições de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Cavaliere. Uma importante discussão sobre a nova identidade da escola fundamental: A escola de tempo integral. Refletimos no aporte teórico que a Educação Integral deve intensificar os processos de territorialização das políticas sociais, articuladas a partir dos espaços escolares, por meio do diálogo intragovernamental e com as comunidades locais, para a construção de uma prática pedagógica que afirme a educação como direito de todos e de cada um (Darcy Ribeiro, 1986). A pesquisa nos levou a duas constatações: a)A permanência considerada como mais tempo na escola, por si só, não é suficiente para elevar a aprendizagem dos alunos; b)A permanência considerada como mais tempo pedagógico e acréscimo de carga horária na vida do aluno, melhora sim a aprendizagem. A pesquisa mostrou que o sucesso escolar dos alunos das Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes, acontece por conta da permanência o dia todo na escola com atividades pedagógicas diversificadas; de um acompanhamento pedagógico sistemático; de uma rotina diária de acordo com as especificidades e singularidades de cada escola; e da articulação e integração da escola com a comunidade/família. Consideramos que o estudo apresenta o caminho trilhado pelo município do Jaboatão dos Guararapes, como uma possibilidade a ser considerada como exemplo para uma política nacional de escolas de tempo integral. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL, PERMANÊNCIA, SUCESSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5067_23082017101817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO BRITO" "autor_email" => "chicoamorim65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO UAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35515 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 5067 "titulo" => "A PERMANÊNCIA E O SUCESSO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES." "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n No município do Jaboatão dos Guararapes, a partir de 2013, foi implantado o Programa de Escolas de Tempo Integral. Os resultados até 2016 chegam a patamares de excelência, onde 98,5% dos alunos são aprovados e apenas 0,5% se evadem (SEE, 2017). Este artigo é um resumo da dissertação de mestrado, de minha autoria, em Ciências da Educação, que defendi em julho de 2017, na Universidade Autônoma de Assunção – UAA, que analisou se a permanência dos alunos das escolas de tempo integral influencia ou não no sucesso escolar deles. Para uma melhor compreensão das análises dos resultados, elegeu-se como lócus de investigação o recorte de quatro escolas de tempo integral, especificamente, que atendiam o 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a pesquisa documental e a aplicação de questionários, com 547 pessoas pesquisadas em três grupos: alunos, professores e pais. A pesquisa traz em seu bojo contribuições de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Cavaliere. Uma importante discussão sobre a nova identidade da escola fundamental: A escola de tempo integral. Refletimos no aporte teórico que a Educação Integral deve intensificar os processos de territorialização das políticas sociais, articuladas a partir dos espaços escolares, por meio do diálogo intragovernamental e com as comunidades locais, para a construção de uma prática pedagógica que afirme a educação como direito de todos e de cada um (Darcy Ribeiro, 1986). A pesquisa nos levou a duas constatações: a)A permanência considerada como mais tempo na escola, por si só, não é suficiente para elevar a aprendizagem dos alunos; b)A permanência considerada como mais tempo pedagógico e acréscimo de carga horária na vida do aluno, melhora sim a aprendizagem. A pesquisa mostrou que o sucesso escolar dos alunos das Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes, acontece por conta da permanência o dia todo na escola com atividades pedagógicas diversificadas; de um acompanhamento pedagógico sistemático; de uma rotina diária de acordo com as especificidades e singularidades de cada escola; e da articulação e integração da escola com a comunidade/família. Consideramos que o estudo apresenta o caminho trilhado pelo município do Jaboatão dos Guararapes, como uma possibilidade a ser considerada como exemplo para uma política nacional de escolas de tempo integral. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL, PERMANÊNCIA, SUCESSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5067_23082017101817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO BRITO" "autor_email" => "chicoamorim65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO UAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }