Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES DE MODELO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE FLORESTA – PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A expressão ‘necessidades educacionais especiais’ refere-se a todas as crianças e jovens cujas carências se relacionam a deficiências ou dificuldades escolares. Entretanto, dependendo do caso, um aluno especial necessariamente não significa alguém com algum distúrbio ou problema. Também existem os casos de superdotação que são aqueles alunos que apresentam capacidades excepcionais. A legislação vigente garante o direito de acesso à educação básica a todos, independentemente da classe social, etnia ou crença, afirmando que, os iguais sejam tratados de forma igual e os diferentes de forma diferente. Por conseguinte a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as instituições de ensino devem fornecer condições para a permanência e a inclusão dos alunos especiais. Porém, os mecanismos que asseguram tais diretrizes são em sua maioria frágeis, diante das instabilidades que possam aparecer essa pesquisa procura analisar e expor o modelo em vigor de educação especial tomando por base escolas localizadas no município de Floresta – PE. Para levantar dados, o estudo foi realizado através de pesquisa de campo almejando constatar como o modelo de educação especial está se desenvolvendo. Os procedimentos empregados foram, realização de entrevistas com professores e corpo administrativo das unidades educacionais, além disso, verificaram-se as estruturas das referidas unidades através de inspeção dos espaços das instituições educacionais levantando dados no que diz respeito aos processos de atendimento aos alunos com necessidades especiais. Em suma, a educação especial proposta pelo Governo Federal e demais membros do sistema educacional brasileiro prevê mecanismos que assegurem o aprendizado de forma plena de todos os discentes. Por conseguinte, todas as instituições educacionais devem adequar-se de forma a propiciar ambientes e situações os quais todos os indivíduos inseridos no contexto escolar possam desfrutar dos momentos de aprendizagem com o mínimo de restrições possíveis.

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