Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR DIVERTIDO NA SALA DE AULA: A PIADA E O DEBATE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO REFLEXIVA

Palavra-chaves: RELATO, PIADA, DEBATE Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38750
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1397
    "inscrito_id" => 4086
    "titulo" => "UM OLHAR DIVERTIDO NA SALA DE AULA: A PIADA E O DEBATE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO REFLEXIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida em 20 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Monteiro – Paraíba, com a turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicada a sequência de quatro módulos desenvolvida a partir dos gêneros debate e piada com o auxílio de vídeos disponíveis na plataforma Youtube. Porquanto, a ferramenta Youtube está próximo da realidade e acesso dos alunos e que ao mesmo tempo nos auxilia como suporte para o desenvolvimento das aulas. Em outras palavras, buscamos por meio de discussões, leituras e de análise linguística em piadas refletir sobre toda a funcionalidade desse gênero humoristico, buscando desmistificar os estereótipos que estão presentes nos textos e sobre o posicionamento dos alunos diante do “politicamente correto”, tema do debate. Realizado com o intuito de trabalhar nesse gênero formal, a oralidade e a argumentação em sala de aula visando levantar a reflexão e o posicionamento dos discentes sobre os temas que carregam tantos preconceitos dentro das piadas. Voltamos nossos olhares nesta sequência para que a prática de ensino seja um momento divertido, consciente e social. A experiência foi baseada em Possenti (2010; 2001), Marcuschi (1997), Pereira (2008) e Brasil/MEC (1998). Com a realização desta, concluímos que o trabalho com gênero humorístico, com o gênero formal e o suporte digital contribui de uma maneira significativa para a realização das aulas, uma vez que os discentes responderam satisfatoriamente ao que foi proposto através de suas reflexões e levantamentos dentro do debate que realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "RELATO, PIADA, DEBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4086_10092017164844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA LEMOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA LEMOS"
    "autor_email" => "valeria.lemos.sousa@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38750
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1397
    "inscrito_id" => 4086
    "titulo" => "UM OLHAR DIVERTIDO NA SALA DE AULA: A PIADA E O DEBATE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO REFLEXIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida em 20 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Monteiro – Paraíba, com a turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicada a sequência de quatro módulos desenvolvida a partir dos gêneros debate e piada com o auxílio de vídeos disponíveis na plataforma Youtube. Porquanto, a ferramenta Youtube está próximo da realidade e acesso dos alunos e que ao mesmo tempo nos auxilia como suporte para o desenvolvimento das aulas. Em outras palavras, buscamos por meio de discussões, leituras e de análise linguística em piadas refletir sobre toda a funcionalidade desse gênero humoristico, buscando desmistificar os estereótipos que estão presentes nos textos e sobre o posicionamento dos alunos diante do “politicamente correto”, tema do debate. Realizado com o intuito de trabalhar nesse gênero formal, a oralidade e a argumentação em sala de aula visando levantar a reflexão e o posicionamento dos discentes sobre os temas que carregam tantos preconceitos dentro das piadas. Voltamos nossos olhares nesta sequência para que a prática de ensino seja um momento divertido, consciente e social. A experiência foi baseada em Possenti (2010; 2001), Marcuschi (1997), Pereira (2008) e Brasil/MEC (1998). Com a realização desta, concluímos que o trabalho com gênero humorístico, com o gênero formal e o suporte digital contribui de uma maneira significativa para a realização das aulas, uma vez que os discentes responderam satisfatoriamente ao que foi proposto através de suas reflexões e levantamentos dentro do debate que realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "RELATO, PIADA, DEBATE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4086_10092017164844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA LEMOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA LEMOS"
    "autor_email" => "valeria.lemos.sousa@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida em 20 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Monteiro – Paraíba, com a turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicada a sequência de quatro módulos desenvolvida a partir dos gêneros debate e piada com o auxílio de vídeos disponíveis na plataforma Youtube. Porquanto, a ferramenta Youtube está próximo da realidade e acesso dos alunos e que ao mesmo tempo nos auxilia como suporte para o desenvolvimento das aulas. Em outras palavras, buscamos por meio de discussões, leituras e de análise linguística em piadas refletir sobre toda a funcionalidade desse gênero humoristico, buscando desmistificar os estereótipos que estão presentes nos textos e sobre o posicionamento dos alunos diante do “politicamente correto”, tema do debate. Realizado com o intuito de trabalhar nesse gênero formal, a oralidade e a argumentação em sala de aula visando levantar a reflexão e o posicionamento dos discentes sobre os temas que carregam tantos preconceitos dentro das piadas. Voltamos nossos olhares nesta sequência para que a prática de ensino seja um momento divertido, consciente e social. A experiência foi baseada em Possenti (2010; 2001), Marcuschi (1997), Pereira (2008) e Brasil/MEC (1998). Com a realização desta, concluímos que o trabalho com gênero humorístico, com o gênero formal e o suporte digital contribui de uma maneira significativa para a realização das aulas, uma vez que os discentes responderam satisfatoriamente ao que foi proposto através de suas reflexões e levantamentos dentro do debate que realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.