A formação inicial do professor tem por finalidade prepará-lo para exercer sua função da melhor forma, lidar com os desafios do cotidiano escolar, e dominar instrumentos metodológicos para atender melhor as novas exigências do sistema educacional. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação inicial do professor para utilizar os jogos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Para isso, discorremos no primeiro momento sobre a formação acadêmica do docente e a formação da sua identidade como meio de lidar com questões metodológicas de ensino, fundamentada em Lasky (2005) e Sloan (2006), em seguida procuramos conscientizar sobre o uso de novos recursos de ensino, com foco nos jogos didáticos pedagógico para tornar esse processo mais dinâmico e interessante para o aluno, com bases teóricas em Kishimoto (2001), Vigotsky (1998), Lima (2001), entre outros, e no terceiro momento temos o relatório da intervenção pedagógica do projeto, que aconteceu na Escola Antônio Benvindo, que fica localizado na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Podemos constatar que o jogo como recurso didático possibilita uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, e o desenvolvimento integral do educando. No entanto, o docente precisa esta bem preparado para planejar e introduzir esse instrumento em suas aulas, para isso o mesmo precisa de uma formação prática e reflexiva que aborde o lúdico como práxis educativa escolar, para conhecer as necessidades e o desenvolvimento das crianças, e assim propor atividades lúdicas que contribua para a formação dos educandos.