Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, JOGOS PEDAGÓGICOS, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35222
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2132
    "inscrito_id" => 1586
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A formação inicial do professor tem por finalidade prepará-lo para exercer sua função da melhor forma, lidar com os desafios do cotidiano escolar, e dominar instrumentos metodológicos para atender melhor as novas exigências do sistema educacional. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação inicial do professor para utilizar os jogos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Para isso, discorremos no primeiro momento sobre a formação acadêmica do docente e a formação da sua identidade como meio de lidar com questões metodológicas de ensino, fundamentada em Lasky (2005) e Sloan (2006), em seguida procuramos conscientizar sobre o uso de novos recursos de ensino, com foco nos jogos didáticos pedagógico para tornar esse processo mais dinâmico e interessante para o aluno, com bases teóricas em Kishimoto (2001), Vigotsky (1998), Lima (2001), entre outros, e no terceiro momento temos o relatório da intervenção pedagógica do projeto, que aconteceu na Escola Antônio Benvindo, que fica localizado na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Podemos constatar que o jogo como recurso didático possibilita uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, e o desenvolvimento integral do educando. No entanto, o docente precisa esta bem preparado para planejar e introduzir esse instrumento em suas aulas, para isso o mesmo precisa de uma formação prática e reflexiva que aborde o lúdico como práxis educativa escolar, para conhecer as necessidades e o desenvolvimento das crianças, e assim propor atividades lúdicas que contribua para a formação dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, JOGOS PEDAGÓGICOS, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1586_11092017173845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbarabarbosa083@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35222
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2132
    "inscrito_id" => 1586
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A formação inicial do professor tem por finalidade prepará-lo para exercer sua função da melhor forma, lidar com os desafios do cotidiano escolar, e dominar instrumentos metodológicos para atender melhor as novas exigências do sistema educacional. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação inicial do professor para utilizar os jogos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Para isso, discorremos no primeiro momento sobre a formação acadêmica do docente e a formação da sua identidade como meio de lidar com questões metodológicas de ensino, fundamentada em Lasky (2005) e Sloan (2006), em seguida procuramos conscientizar sobre o uso de novos recursos de ensino, com foco nos jogos didáticos pedagógico para tornar esse processo mais dinâmico e interessante para o aluno, com bases teóricas em Kishimoto (2001), Vigotsky (1998), Lima (2001), entre outros, e no terceiro momento temos o relatório da intervenção pedagógica do projeto, que aconteceu na Escola Antônio Benvindo, que fica localizado na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Podemos constatar que o jogo como recurso didático possibilita uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, e o desenvolvimento integral do educando. No entanto, o docente precisa esta bem preparado para planejar e introduzir esse instrumento em suas aulas, para isso o mesmo precisa de uma formação prática e reflexiva que aborde o lúdico como práxis educativa escolar, para conhecer as necessidades e o desenvolvimento das crianças, e assim propor atividades lúdicas que contribua para a formação dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, JOGOS PEDAGÓGICOS, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1586_11092017173845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbarabarbosa083@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação inicial do professor tem por finalidade prepará-lo para exercer sua função da melhor forma, lidar com os desafios do cotidiano escolar, e dominar instrumentos metodológicos para atender melhor as novas exigências do sistema educacional. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação inicial do professor para utilizar os jogos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Para isso, discorremos no primeiro momento sobre a formação acadêmica do docente e a formação da sua identidade como meio de lidar com questões metodológicas de ensino, fundamentada em Lasky (2005) e Sloan (2006), em seguida procuramos conscientizar sobre o uso de novos recursos de ensino, com foco nos jogos didáticos pedagógico para tornar esse processo mais dinâmico e interessante para o aluno, com bases teóricas em Kishimoto (2001), Vigotsky (1998), Lima (2001), entre outros, e no terceiro momento temos o relatório da intervenção pedagógica do projeto, que aconteceu na Escola Antônio Benvindo, que fica localizado na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Podemos constatar que o jogo como recurso didático possibilita uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, e o desenvolvimento integral do educando. No entanto, o docente precisa esta bem preparado para planejar e introduzir esse instrumento em suas aulas, para isso o mesmo precisa de uma formação prática e reflexiva que aborde o lúdico como práxis educativa escolar, para conhecer as necessidades e o desenvolvimento das crianças, e assim propor atividades lúdicas que contribua para a formação dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.