Este trabalho aborda a importância dos registros de aprendizagens realizados pelos docentes no cotidiano das salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do mesmo é analisar se esses registros estão sendo elaborados, utilizados e como são sistematizados na prática dos educadores com foco na periodicidade, critérios de elaboração, prioridades presentes nos diagnósticos, contribuição da equipe pedagógica e visões, já apontando possibilidades de redimensionamentos dos próprios professores acerca da prática de registros de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos baseados em alguns autores, pesquisadores e documentos nacionais que dialogam sobre a prática de registros como sendo um processo relevante no acompanhamento das aprendizagens, avanços, recuos e dificuldades dos alunos e ainda, como instrumento de reflexão e orientação para novas metodologias coletivas e individuais. A amostra dessa pesquisa foi constituída por duas professoras que lecionam nas turmas do primeiro ano de uma escola da rede municipal da cidade de Água Nova – RN, incluída no Projeto de Pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” que está sendo realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE), ligado ao Dep. de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários respondidos por essas professoras. Assim, a intencionalidade da pesquisa está voltada para o (re) conhecimento dos docentes desses registros como guias para a realização de atividades e prosseguimentos das mesmas por professores dos anos seguintes, ao passo que esses diagnósticos individuais sejam compartilhados para um acompanhamento significativo durante o ciclo de alfabetização.