A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE APRENDIZAGENS NO COTIDIANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35377 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1870 "inscrito_id" => 4554 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE APRENDIZAGENS NO COTIDIANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância dos registros de aprendizagens realizados pelos docentes no cotidiano das salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do mesmo é analisar se esses registros estão sendo elaborados, utilizados e como são sistematizados na prática dos educadores com foco na periodicidade, critérios de elaboração, prioridades presentes nos diagnósticos, contribuição da equipe pedagógica e visões, já apontando possibilidades de redimensionamentos dos próprios professores acerca da prática de registros de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos baseados em alguns autores, pesquisadores e documentos nacionais que dialogam sobre a prática de registros como sendo um processo relevante no acompanhamento das aprendizagens, avanços, recuos e dificuldades dos alunos e ainda, como instrumento de reflexão e orientação para novas metodologias coletivas e individuais. A amostra dessa pesquisa foi constituída por duas professoras que lecionam nas turmas do primeiro ano de uma escola da rede municipal da cidade de Água Nova – RN, incluída no Projeto de Pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” que está sendo realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE), ligado ao Dep. de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários respondidos por essas professoras. Assim, a intencionalidade da pesquisa está voltada para o (re) conhecimento dos docentes desses registros como guias para a realização de atividades e prosseguimentos das mesmas por professores dos anos seguintes, ao passo que esses diagnósticos individuais sejam compartilhados para um acompanhamento significativo durante o ciclo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "REGISTROS, APRENDIZAGEM, ACOMPANHAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4554_11092017140708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA GONÇALVES" "autor_email" => "marciadasg@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35377 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1870 "inscrito_id" => 4554 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE APRENDIZAGENS NO COTIDIANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância dos registros de aprendizagens realizados pelos docentes no cotidiano das salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do mesmo é analisar se esses registros estão sendo elaborados, utilizados e como são sistematizados na prática dos educadores com foco na periodicidade, critérios de elaboração, prioridades presentes nos diagnósticos, contribuição da equipe pedagógica e visões, já apontando possibilidades de redimensionamentos dos próprios professores acerca da prática de registros de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos baseados em alguns autores, pesquisadores e documentos nacionais que dialogam sobre a prática de registros como sendo um processo relevante no acompanhamento das aprendizagens, avanços, recuos e dificuldades dos alunos e ainda, como instrumento de reflexão e orientação para novas metodologias coletivas e individuais. A amostra dessa pesquisa foi constituída por duas professoras que lecionam nas turmas do primeiro ano de uma escola da rede municipal da cidade de Água Nova – RN, incluída no Projeto de Pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” que está sendo realizado através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE), ligado ao Dep. de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários respondidos por essas professoras. Assim, a intencionalidade da pesquisa está voltada para o (re) conhecimento dos docentes desses registros como guias para a realização de atividades e prosseguimentos das mesmas por professores dos anos seguintes, ao passo que esses diagnósticos individuais sejam compartilhados para um acompanhamento significativo durante o ciclo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "REGISTROS, APRENDIZAGEM, ACOMPANHAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4554_11092017140708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA GONÇALVES" "autor_email" => "marciadasg@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }