O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37835 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2249 "inscrito_id" => 7086 "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, LITERATURA E HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7086_11092017191845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37835 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2249 "inscrito_id" => 7086 "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, LITERATURA E HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7086_11092017191845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }