DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A CHAMADA GERAÇÃO Z
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 1784 "titulo" => "DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A CHAMADA GERAÇÃO Z" "resumo" => "Este trabalho traz a vivência de um estágio em Biologia em uma escola da rede estadual na cidade de Vitória da Conquista, no 1º ano do Ensino Médio, com 43 alunos matriculados. O estágio foi dividido em três partes: Observação, coparticipação e regência. A partir das observações em sala de aula foi escolhido um debate sobre a Geração Z e a indisciplina dos jovens deste grupo, também buscou-se metodologias que atraíssem os educandos aos saberes científicos. O trabalho apresentado adota uma análise qualitativa que busca compreender e exercer a capacidade de colocar-se no lugar do outro, tendo em vista que, como seres humanos, temos condições de exercitar esse entendimento, interpretar e dialetizar. A partir das vivências foi possível conhecer a atividade docente, as dificuldades e as metodologias de ensino que mais se aproximam da atual geração. Foram aplicadas aulas expositivas-participativas no quadro-branco e com slides, também atividade prática. A turma observada mostrava muita indisciplina, as aulas com materiais didáticos e experimentos não surtiu o efeito esperado, atribui-se a questão do número elevado de alunos por sala de aula. O método tradicional surpreendeu sendo o mais aceito pelos alunos, o que não era de se esperar da Geração ultra informada e conectada aos seus smartphones. Por toda a vivência realizada pelo estágio em docência foi possível perceber que a escola nos modelos atuais não consegue atender as exigências da geração Z, a forma tradicional expositiva dialogada pode amenizar a situação devido a construção do assunto com os discentes, porém isso não dura a aula toda. As aulas práticas e modelos didáticos são ferramentas oportunas e viáveis para ajudar no encantamento dos educandos, porém deve-se adequar a quantidade de discentes por sala de aula para que não haja dispersão. Quanto a indisciplina, a escola, o professor e a família devem manter medidas colaborativas de educação, pois a primeira educação vem de casa, da família. De toda a forma, vale ressaltar que este caso isolado pode não representar todas as salas de aula da escola, mas é um exemplo para refletir sobre a práxis docente para a nova geração, neste sentido a educação para este público deve tornar-se mais maleável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, INDISCIPLINA, GERAÇÃO Z" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1784_11092017092105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAURICIO" "autor_email" => "m.osilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 1784 "titulo" => "DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A CHAMADA GERAÇÃO Z" "resumo" => "Este trabalho traz a vivência de um estágio em Biologia em uma escola da rede estadual na cidade de Vitória da Conquista, no 1º ano do Ensino Médio, com 43 alunos matriculados. O estágio foi dividido em três partes: Observação, coparticipação e regência. A partir das observações em sala de aula foi escolhido um debate sobre a Geração Z e a indisciplina dos jovens deste grupo, também buscou-se metodologias que atraíssem os educandos aos saberes científicos. O trabalho apresentado adota uma análise qualitativa que busca compreender e exercer a capacidade de colocar-se no lugar do outro, tendo em vista que, como seres humanos, temos condições de exercitar esse entendimento, interpretar e dialetizar. A partir das vivências foi possível conhecer a atividade docente, as dificuldades e as metodologias de ensino que mais se aproximam da atual geração. Foram aplicadas aulas expositivas-participativas no quadro-branco e com slides, também atividade prática. A turma observada mostrava muita indisciplina, as aulas com materiais didáticos e experimentos não surtiu o efeito esperado, atribui-se a questão do número elevado de alunos por sala de aula. O método tradicional surpreendeu sendo o mais aceito pelos alunos, o que não era de se esperar da Geração ultra informada e conectada aos seus smartphones. Por toda a vivência realizada pelo estágio em docência foi possível perceber que a escola nos modelos atuais não consegue atender as exigências da geração Z, a forma tradicional expositiva dialogada pode amenizar a situação devido a construção do assunto com os discentes, porém isso não dura a aula toda. As aulas práticas e modelos didáticos são ferramentas oportunas e viáveis para ajudar no encantamento dos educandos, porém deve-se adequar a quantidade de discentes por sala de aula para que não haja dispersão. Quanto a indisciplina, a escola, o professor e a família devem manter medidas colaborativas de educação, pois a primeira educação vem de casa, da família. De toda a forma, vale ressaltar que este caso isolado pode não representar todas as salas de aula da escola, mas é um exemplo para refletir sobre a práxis docente para a nova geração, neste sentido a educação para este público deve tornar-se mais maleável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, INDISCIPLINA, GERAÇÃO Z" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1784_11092017092105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAURICIO" "autor_email" => "m.osilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }