Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA NO ÂMBITO DA LEITURA IMANENTE

Palavra-chaves: TRABALHO PEDAGÓGICO, PESQUISA, LEITURA IMANENTE, AUTOANÁLISE, AUTOANÁLISE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      ensino são indissociáveis. Portanto, ensino de qualidade pressupõe pesquisa rigorosa. Apesar desta imbricação\r\n
      entre pesquisa e ensino há uma inexplicável ausência de investigações sobre o trabalho pedagógico, realizado\r\n
      por professores e estudantes. Esta lacuna, a nosso juízo, compromete a qualidade no ensino, porque se\r\n
      desconhece o que a produz: o trabalho pedagógico. Ora, se não há formação teórica sólida, não há pesquisas\r\n
      rigorosas, e é o que compromete o ensino de qualidade. Portanto, nos mais diversos Cursos de Formação de\r\n
      Professores há uma crise na formação de professores. Por exemplo, competências adequadas dos professores\r\n
      da educação básica para desenvolver pesquisas. Diante desta problemática desenvolvemos uma didática de\r\n
      estudo, uma sequência pedagógica, composta de quatro momentos: diálogo crítico; mapas das unidades\r\n
      significativas e epistemológicas; diário etnográfico e interpretação compreensiva. O objetivo desse método de\r\n
      estudo é promover a interpretação compreensiva de livros didáticos e trabalhos acadêmicos. Ele incorpora a\r\n
      epistemologia freireana como princípio e as filosofias antigas como orientação. Nestas filosofias a formação\r\n
      era concebida como askesis ou técnicas de si, e na atualidade foi reconceituada como “exercícios espirituais”,\r\n
      por Pierre Hadot. Fundados nestas filosofias a leitura imanente desenvolve habitus: disposições psicológicas\r\n
      e capacidades pedagógicas. Ela aprimora a compreensão e interpretação pelo “trabalho de si, em si, por si e\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo é uma reconceituação da categoria trabalho pedagógico. Ele se materializa na produção, socialização e apropriação de conhecimentos. Portanto, não se reduz a ensino. Pressupomos que pesquisa e ensino são indissociáveis. Portanto, ensino de qualidade pressupõe pesquisa rigorosa. Apesar desta imbricação entre pesquisa e ensino há uma inexplicável ausência de investigações sobre o trabalho pedagógico, realizado por professores e estudantes. Esta lacuna, a nosso juízo, compromete a qualidade no ensino, porque se desconhece o que a produz: o trabalho pedagógico. Ora, se não há formação teórica sólida, não há pesquisas rigorosas, e é o que compromete o ensino de qualidade. Portanto, nos mais diversos Cursos de Formação de Professores há uma crise na formação de professores. Por exemplo, competências adequadas dos professores da educação básica para desenvolver pesquisas. Diante desta problemática desenvolvemos uma didática de estudo, uma sequência pedagógica, composta de quatro momentos: diálogo crítico; mapas das unidades significativas e epistemológicas; diário etnográfico e interpretação compreensiva. O objetivo desse método de estudo é promover a interpretação compreensiva de livros didáticos e trabalhos acadêmicos. Ele incorpora a epistemologia freireana como princípio e as filosofias antigas como orientação. Nestas filosofias a formação era concebida como askesis ou técnicas de si, e na atualidade foi reconceituada como “exercícios espirituais”, por Pierre Hadot. Fundados nestas filosofias a leitura imanente desenvolve habitus: disposições psicológicas e capacidades pedagógicas. Ela aprimora a compreensão e interpretação pelo “trabalho de si, em si, por si e para si”. Trabalho que envolve os quatro momentos e que nomeamos trabalho pedagógico. O objetivo é discutir as características desta categoria no âmbito do método de leitura imanente.

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