Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DO PRÉ I

Palavra-chaves: ADAPTAÇÃO, PRÉ I, ESCOLA, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35721
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2663
    "inscrito_id" => 4131
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DO PRÉ I"
    "resumo" => "Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. Contudo, toda criança precisa e deve ir à escola, faz-se necessário desta maneira, a busca por soluções plausíveis para o ingresso dessas crianças na escola de maneira que a experiência se torne o mais positiva possível, evitando traumas que possam interferir na vida escolar dos pequenos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades de adaptação das crianças do Pré I à escola. E os objetivos específicos são: identificar fatores que possam auxiliar na adaptação das crianças na escola, e investigar até que ponto a relação da criança com o professor (a) pode influenciar neste processo. A presente pesquisa utilizou o método do estudo de caso, que possibilitou o estudo intensivo de uma sala de aula do Pré I, composta por 32 alunos na faixa etária de 4 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira da Silva, na cidade de Esperança- PB. Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO, PRÉ I, ESCOLA, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4131_16092017150031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLAINE RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDLAINE"
    "autor_email" => "edlainerp13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35721
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2663
    "inscrito_id" => 4131
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DO PRÉ I"
    "resumo" => "Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. Contudo, toda criança precisa e deve ir à escola, faz-se necessário desta maneira, a busca por soluções plausíveis para o ingresso dessas crianças na escola de maneira que a experiência se torne o mais positiva possível, evitando traumas que possam interferir na vida escolar dos pequenos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades de adaptação das crianças do Pré I à escola. E os objetivos específicos são: identificar fatores que possam auxiliar na adaptação das crianças na escola, e investigar até que ponto a relação da criança com o professor (a) pode influenciar neste processo. A presente pesquisa utilizou o método do estudo de caso, que possibilitou o estudo intensivo de uma sala de aula do Pré I, composta por 32 alunos na faixa etária de 4 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira da Silva, na cidade de Esperança- PB. Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO, PRÉ I, ESCOLA, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4131_16092017150031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLAINE RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDLAINE"
    "autor_email" => "edlainerp13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. Contudo, toda criança precisa e deve ir à escola, faz-se necessário desta maneira, a busca por soluções plausíveis para o ingresso dessas crianças na escola de maneira que a experiência se torne o mais positiva possível, evitando traumas que possam interferir na vida escolar dos pequenos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades de adaptação das crianças do Pré I à escola. E os objetivos específicos são: identificar fatores que possam auxiliar na adaptação das crianças na escola, e investigar até que ponto a relação da criança com o professor (a) pode influenciar neste processo. A presente pesquisa utilizou o método do estudo de caso, que possibilitou o estudo intensivo de uma sala de aula do Pré I, composta por 32 alunos na faixa etária de 4 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira da Silva, na cidade de Esperança- PB. Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.