PEREIRA, Edlaine Rodrigues et al.. Adaptação escolar na perspectiva das crianças do pré i. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35721>. Acesso em: 23/12/2024 00:54
Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. Contudo, toda criança precisa e deve ir à escola, faz-se necessário desta maneira, a busca por soluções plausíveis para o ingresso dessas crianças na escola de maneira que a experiência se torne o mais positiva possível, evitando traumas que possam interferir na vida escolar dos pequenos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades de adaptação das crianças do Pré I à escola. E os objetivos específicos são: identificar fatores que possam auxiliar na adaptação das crianças na escola, e investigar até que ponto a relação da criança com o professor (a) pode influenciar neste processo. A presente pesquisa utilizou o método do estudo de caso, que possibilitou o estudo intensivo de uma sala de aula do Pré I, composta por 32 alunos na faixa etária de 4 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira da Silva, na cidade de Esperança- PB. Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo.