Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO FORMA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, CIENCIAS, SEMENTES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino nas séries iniciais do fundamental apresenta diferenças em relação as outras modalidades como o Fundamental II e o Ensino Médio. O ensino Fundamental I possuem caraterísticas que apenas são observadas nessa modalidade, como por exemplo, a presença de um professor polivalente que fica responsável pelo ensino de todas as disciplinas. Além disso, nota-se que o ensino Fundamental I está especialmente focado na alfabetização. Em relação ao ensino de Ciências, podemos observar que os professores de detém a exposição de questionários na lousa que deverão ser escritos e decorados para as provas. O ensino de ciências pode ser desafiador, visto que os conteúdos são muito abstratos, principalmente para alunos do Ensino Fundamental. Por isso, se faz necessário a utilização de métodos que auxiliem na concretização dos conteúdos na mente dos alunos. Nesse sentido, a utilização de experimentos tem se mostrado bastante eficazes. Assim, esse trabalho tem como objetivo mostrar de que forma a experimentação foi eficiente na abordagem de um conteúdo de ciências, em uma turma do ensino fundamental do município de Mossoró. A experimentação utilizada foi da germinação de sementes. Essas sementes foram colocadas em quatro tipo de solos diferentes. Os alunos ficaram responsáveis de todos os dias, regar as sementes e expô-las ao sol. Também fizeram anotações em um quadro de acompanhamento feito pela professora da turma. A utilização da experimentação da germinação demonstrou ser eficaz, visto que nos primeiros dias, os grãos de feijões já começaram a germinar. O fato dos alunos ficarem responsáveis para expor os solos e agua-los os deixou mais interessados e curiosos na atividade. Além disso, os alunos fizeram anotações em um quadro de acompanhamento a respeito das mudanças que ocorriam nas sementes, o que com certeza contribuiu para a construção de suas próprias teorias. Um ponto interessante a ser considerado foi a participação dos alunos com necessidades especiais.

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