Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA: UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DAS REAÇÕES ORGÂNICAS (TRANSESTERIFICAÇÃO)

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PROPOSTA PEDAGÓGICA, ABORDAGEM CTSA. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No atual contexto, percebe-se que a sociedade, em especial os jovens, vivencia uma fase de inovações oferecida pelas tecnologias, momento que exige do professor uma reflexão sobre quais metodologias de ensino contribui para a formação plena do educando. Analisando-se os conteúdos de Química que são estudados no ensino médio, pode-se afirmar que são, na sua maioria, abstratos e complexos, considerando o grau de complexidade que a maioria deles apresenta, com suas variadas fórmulas, símbolos, leis e conceitos químicos. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar, elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica para o estudo das reações orgânicas de transesterificação utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a experimentação, a qual busca preparar o aluno para o exercício da cidadania e desenvolve-se a partir de uma abordagem dos conteúdos científicos pautados em seu contexto social. Os procedimentos metodológicos para a realização desta pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica e de literatura, aplicação de questionários, exibição de vídeos e aulas práticas em laboratório. Espera-se que a realização desse trabalho desperte nos discentes um maior interesse pelo ensino da Química através da implementação de metodologias de ensino pautadas em práticas que associe o conhecimento científico com situações vivenciadas no seu cotidiano, utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e experimentação contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Entende-se que essa abordagem e a utilização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, bem como para a aprendizagem significativa.

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