RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA
ABORDAGEM CTSA: UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DAS REAÇÕES
ORGÂNICAS (TRANSESTERIFICAÇÃO)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38574 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 1783 "titulo" => """ RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA\r\n ABORDAGEM CTSA: UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO\r\n PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DAS REAÇÕES\r\n ORGÂNICAS (TRANSESTERIFICAÇÃO) """ "resumo" => "No atual contexto, percebe-se que a sociedade, em especial os jovens, vivencia uma fase de inovações oferecida pelas tecnologias, momento que exige do professor uma reflexão sobre quais metodologias de ensino contribui para a formação plena do educando. Analisando-se os conteúdos de Química que são estudados no ensino médio, pode-se afirmar que são, na sua maioria, abstratos e complexos, considerando o grau de complexidade que a maioria deles apresenta, com suas variadas fórmulas, símbolos, leis e conceitos químicos. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar, elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica para o estudo das reações orgânicas de transesterificação utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a experimentação, a qual busca preparar o aluno para o exercício da cidadania e desenvolve-se a partir de uma abordagem dos conteúdos científicos pautados em seu contexto social. Os procedimentos metodológicos para a realização desta pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica e de literatura, aplicação de questionários, exibição de vídeos e aulas práticas em laboratório. Espera-se que a realização desse trabalho desperte nos discentes um maior interesse pelo ensino da Química através da implementação de metodologias de ensino pautadas em práticas que associe o conhecimento científico com situações vivenciadas no seu cotidiano, utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e experimentação contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Entende-se que essa abordagem e a utilização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, bem como para a aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PROPOSTA PEDAGÓGICA, ABORDAGEM CTSA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1783_16102017233438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "valeriasilvaaraujo@gmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38574 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 1783 "titulo" => """ RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA\r\n ABORDAGEM CTSA: UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO\r\n PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DAS REAÇÕES\r\n ORGÂNICAS (TRANSESTERIFICAÇÃO) """ "resumo" => "No atual contexto, percebe-se que a sociedade, em especial os jovens, vivencia uma fase de inovações oferecida pelas tecnologias, momento que exige do professor uma reflexão sobre quais metodologias de ensino contribui para a formação plena do educando. Analisando-se os conteúdos de Química que são estudados no ensino médio, pode-se afirmar que são, na sua maioria, abstratos e complexos, considerando o grau de complexidade que a maioria deles apresenta, com suas variadas fórmulas, símbolos, leis e conceitos químicos. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar, elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica para o estudo das reações orgânicas de transesterificação utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a experimentação, a qual busca preparar o aluno para o exercício da cidadania e desenvolve-se a partir de uma abordagem dos conteúdos científicos pautados em seu contexto social. Os procedimentos metodológicos para a realização desta pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica e de literatura, aplicação de questionários, exibição de vídeos e aulas práticas em laboratório. Espera-se que a realização desse trabalho desperte nos discentes um maior interesse pelo ensino da Química através da implementação de metodologias de ensino pautadas em práticas que associe o conhecimento científico com situações vivenciadas no seu cotidiano, utilizando-se de uma abordagem que engloba Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e experimentação contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Entende-se que essa abordagem e a utilização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, bem como para a aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PROPOSTA PEDAGÓGICA, ABORDAGEM CTSA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1783_16102017233438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "valeriasilvaaraujo@gmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }