EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA CULTURA CORPORAL DO POVO INDÍGENA
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Como forma de talhar a cultura de um determinado grupo, o currículo torna-se a ferramenta mais eficaz para a configuração do rótulo no qual a sociedade se insere. A problemática que se apresenta se organiza sobre: a) Como a cultura corporal indígena é absorvida pelo o currículo da Educação Física na Educação Indígena? b) Quais conteúdos da Educação Física favorecem a cultura corporal indígena? c) De que maneira tais conteúdos podem ser vivenciados na sala de aula? O principal objetivo desta pesquisa é investigar como é construído o currículo da Educação Física na Educação Indígena da Rede Pública Estadual situada no Território Indígena Potiguara no Litoral Norte Paraibano, bem como, oferecer possibilidades metodológicas para a re(significação) da cultura corporal indígena no cotidiano deste componente curricular. O estudo é composto de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com uma abordagem etnográfica. Os Povos Indígenas buscam na educação escolar um modo de manter sua cultura e tradições, ao mesmo tempo expandir seus conhecimentos para viver em uma sociedade multicultural. Portanto, o estudo estudo busca respostas na etnografia e em seus elementos de pesquisa, suporte para oferecer possibilidades metodólogicas para o cotidiano deste componente curricular na educação indígena Potiguara-PB.\r\n \r\n \r\n Palavras-Chave: Educação Indígena; Currículo; Educação Física """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INDÍGENA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA6_ID2777_24082017155608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE LUIS DE FREITAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ LUIS" "autor_email" => "andre.profed@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36632 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 2777 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA CULTURA CORPORAL DO POVO INDÍGENA" "resumo" => """ A educação escolar para os povos originários teve início durante a colonização e tinha como propósito um viés integracionista, fazer com que os índios participassem da sociedade da época, todavia com um real intuito de usurpação das riquezas indígenas, ou seja, sua terra e cultura. 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