A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRN/CAMPUS MACAU: DILEMAS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DOCENTES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVO
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A LDB, Lei nº 9.394/96, adequa a educação, assegurando a essas pessoas o acesso à métodos e técnicas que correspondam às suas necessidades e a garantia da disponibilidade de professores capacitados para atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar os dilemas e possibilidades na prática dos profissionais docentes do IFRN/Campus Macau, nos processos educativos inclusivos dos alunos com necessidades especiais. Foram recolhidos dados a partir de pesquisa empírica, dada através da elaboração e aplicação de questionários com profissionais docentes do IFRN/Campus Macau. \r\n A melhora dos serviços de educação especial saiu de uma fase inicial, chegou às instituições de educação escolar e sua integração da educação especial vem aumentando no sistema geral de ensino. Atualmente possui a proposta de inclusão total e absoluta desses alunos nas salas de aula. Existem vários tipos de Cursos, seja do mais básico ao avançado para a finalidade da educação especial, dirigido a aprendizagem dos conhecimentos e noções da teoria e prática que submergem a complexidade dos conceitos e características das deficiências físicas ou mentais, além da orientação acerca do atendimento dos educadores ao deficiente. \r\n Porém nas informações coletadas, foi possível evidenciar a carência de indivíduos preparados para atender alunos com necessidades especiais, indicam também a dificuldade enfrentada pelos sujeitos ao conseguir oportunidades de capacitação de cursos direcionados nessa área. Sendo assim, pode-se apontar, a partir disso, que assistência prestada na instituição não é suficiente para o desenvolvimento dos educandos com necessidades especiais. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DOCENTE." 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