A educação especial é o ramo do atendimento e da educação de pessoas com necessidades educativas especiais. A LDB, Lei nº 9.394/96, adequa a educação, assegurando a essas pessoas o acesso à métodos e técnicas que correspondam às suas necessidades e a garantia da disponibilidade de professores capacitados para atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar os dilemas e possibilidades na prática dos profissionais docentes do IFRN/Campus Macau, nos processos educativos inclusivos dos alunos com necessidades especiais. Foram recolhidos dados a partir de pesquisa empírica, dada através da elaboração e aplicação de questionários com profissionais docentes do IFRN/Campus Macau.
A melhora dos serviços de educação especial saiu de uma fase inicial, chegou às instituições de educação escolar e sua integração da educação especial vem aumentando no sistema geral de ensino. Atualmente possui a proposta de inclusão total e absoluta desses alunos nas salas de aula. Existem vários tipos de Cursos, seja do mais básico ao avançado para a finalidade da educação especial, dirigido a aprendizagem dos conhecimentos e noções da teoria e prática que submergem a complexidade dos conceitos e características das deficiências físicas ou mentais, além da orientação acerca do atendimento dos educadores ao deficiente.
Porém nas informações coletadas, foi possível evidenciar a carência de indivíduos preparados para atender alunos com necessidades especiais, indicam também a dificuldade enfrentada pelos sujeitos ao conseguir oportunidades de capacitação de cursos direcionados nessa área. Sendo assim, pode-se apontar, a partir disso, que assistência prestada na instituição não é suficiente para o desenvolvimento dos educandos com necessidades especiais.