LEITURA DA LITERATURA EM CENA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37309 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3369 "inscrito_id" => 1920 "titulo" => "LEITURA DA LITERATURA EM CENA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o Projeto de Extensão “Leitura: entre práticas e a construção de novos saberes”, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão – PROBEX 2015, realizado em parceria com a Associação Educativa Livro em Roda – AELER, em uma escola municipal de Mamanguape – PB. O projeto teve como propósito incentivar o hábito da leitura em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, para isso, os extensionistas integrantes do projeto realizavam leituras, rodas de conversa e empréstimos de livros da literatura infantil e juvenil, disponibilizados pela AELER. Por entendermos que a leitura de textos literários constitui uns dos requisitos fundamentais para a formação do leitor, na medida em que relatamos a experiência vivenciada, propomos uma discussão a respeito da significância de incluir, cada vez mais, a leitura de textos literários nas séries iniciais, pois é preciso considerar que, inegavelmente, a literatura se relaciona com o universo infantil. Ao longo do trabalho, a partir dos estudos de Michel de Certeau (1994), Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, abordaremos como a literatura pode interferir de forma expressiva no processo de letramento de um indivíduo, e o papel do professor, na mediação entre a obra literária e o aluno, é o de incentivar o hábito e o prazer pela leitura, ao fazer a seleção adequada dos livros, de acordo com a faixa etária e características específicas de cada turma, bem como o de apresentar as histórias de forma lúdica e dinâmica. No projeto em questão, coube às coordenadoras e às alunas integrantes do projeto o papel de fazer tal seleção e, especificamente, às referidas alunas fazer a mediação da leitura do texto literário em sala de aula. Os resultados da execução do projeto revelaram que é possível despertar o interesse pela leitura na fase da infância e contribuir para a apropriação da literatura de forma prazerosa e lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, LITERATURA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1920_11102017191218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIVÂNIA" "autor_email" => "rivanianess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37309 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3369 "inscrito_id" => 1920 "titulo" => "LEITURA DA LITERATURA EM CENA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o Projeto de Extensão “Leitura: entre práticas e a construção de novos saberes”, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão – PROBEX 2015, realizado em parceria com a Associação Educativa Livro em Roda – AELER, em uma escola municipal de Mamanguape – PB. O projeto teve como propósito incentivar o hábito da leitura em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, para isso, os extensionistas integrantes do projeto realizavam leituras, rodas de conversa e empréstimos de livros da literatura infantil e juvenil, disponibilizados pela AELER. Por entendermos que a leitura de textos literários constitui uns dos requisitos fundamentais para a formação do leitor, na medida em que relatamos a experiência vivenciada, propomos uma discussão a respeito da significância de incluir, cada vez mais, a leitura de textos literários nas séries iniciais, pois é preciso considerar que, inegavelmente, a literatura se relaciona com o universo infantil. Ao longo do trabalho, a partir dos estudos de Michel de Certeau (1994), Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, abordaremos como a literatura pode interferir de forma expressiva no processo de letramento de um indivíduo, e o papel do professor, na mediação entre a obra literária e o aluno, é o de incentivar o hábito e o prazer pela leitura, ao fazer a seleção adequada dos livros, de acordo com a faixa etária e características específicas de cada turma, bem como o de apresentar as histórias de forma lúdica e dinâmica. No projeto em questão, coube às coordenadoras e às alunas integrantes do projeto o papel de fazer tal seleção e, especificamente, às referidas alunas fazer a mediação da leitura do texto literário em sala de aula. Os resultados da execução do projeto revelaram que é possível despertar o interesse pela leitura na fase da infância e contribuir para a apropriação da literatura de forma prazerosa e lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, LITERATURA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1920_11102017191218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIVÂNIA" "autor_email" => "rivanianess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }